Ilustração de Luyse Costa para a capa do disco virtual

Há 25 anos, em meio a uma cena de renovação do pop nacional, bandas brasileiras de pop e/ou rock, disputavam ombro a ombro a atenção das rádios com as horrendas duplas sertanejas. Sim, ainda pegando carona nos dourados anos 1980, algumas bandas conseguiram nascer, crescer e se manter (algo muito complicado para uma banda que queira sobreviver nessa seara surgindo nos dias de hoje).

No meio desse cenário, dois estados figuraram como os principais produtores de boa música, Pernambuco e Minas Gerais. E foi deste segundo que surgiu um quarteto de bermudas, meio desajeitado e que apostava no reggae como sua bandeira musical. Batizado com o nome politicamente incorreto de Skank, os mineiros fizeram fama e venderam muito bem a fórmula graciosa do reggae de branco, com muito pop, que fazia a cabeça de muitos garotos brasileiros da época. Mas foi em 2000, depois de ter um público formado naquela fórmula sorridente, que eles chutaram o balde e renasceram num som mais adulto, roqueiro, inspirado em bandas inglesas e no Clube da Esquina.

E é para celebrar os 25 anos do Skank que o site Scream&Yell lança em junho  o tributo Dois Lados. Produzido e idealizado por Pedro Ferreira, a homenagem vai reunir 34 artistas vindos de 15 estados brasileiros. Um detalhe: seguindo o exemplo de outros tributos da mesma lavra, tudo vai ser disponibilizado para download e streaming.

A escalação é feita estrelas do indie (Wado e André Abujamra), jovens queridinhos da mídia (Dani Black e AnaVitória), um recente destaque nacional (Zé Manoel), novos famosos (A Banda Mais Bonita da Cidade e Graveola) e muuuuuitos desconhecidos. Nesse meio, ainda tem espaço para o grupo cearense Selvagens À Procura de Lei, que regravaram Ali, parceria de Samuel Rosa e Nando Reis gravada no álbum Maquinarama, justamente o responsável pelo ruptura do velho esquema e pela passagem do reggae colorido para o rock soturno e maduro.

O tributo Dois lados já vem chamando a atenção de uma série de jornais. No Metro, de Brasília, já foi dada a escalação e o set list (que eu roubei, coloco abaixo e estou dando os devidos créditos. A propósito, eles fizeram uma bela capa). O álbum vem na sequencia de outros tributos interessantes a Milton Nascimento, Engenheiros do Hawaii, Los Hermanos e outros. Para conhecer, ouvir e baixar esses álbuns, clique aqui.

Vamos às faixas:
1. A Banda Mais Bonita da Cidade (PR) – Canção Noturna
2. Ana Larousse e Leo Fressato (PR) – Tão seu
3. Ana Muller (ES) – Acima do Sol
4. AnaVitória (TO) – Amores Imperfeitos
5. As Bahias e a Cozinha Mineira (SP) – É Proibido Fumar
6. André Abujamra (SP) – Sem Terra
7. Cobra Coral (MG) – Esquecimento
8. Costa Gold (SP) – Jeckie Tequila
9. Dani Black (SP) – Saideira
10. Esteban (RS) – Mil Acasos
11. Fernando Anitelli (SP) – Formato Mínimo
12. Francisco El Hombre (SP) – Pacato Cidadão
13. Garotas Suecas (SP) – Mandrake e os Cubanos
14. Graveola (MG) – Baixada News
15. Ian Ramil (RS) – O Homem que Sabia Demais
16. Jéf (RS) – Sutilmente
17. Lulina (PE) – Indignação
18. Manitu (MG) – Garota Nacional
19. Medulla (RJ) – As Noites
20. Nevilton (PR) – Te Ver
21. Phillip Long (SP) – Resposta
22. Phill Veras (MA) – Vou Deixar
23. Quarup (SP) – Vamos Fugir
24. Rico Dalasam (SP) – Balda do Amor Inabalável
25. Selvagens à Procura de Lei (CE) – Ali
26. Seu Pereira e Coletivo 401 (PB) – Maquinarama
27. Sr. Gonzales (DF) – Ainda Gosto Dela
28. Teago Oliveira (Maglore) (BA) – Esmola
29. The Baggios (SE) – A Cerca
30. Transmissor (MG) – Siderado
31. Tuyo (PR) – Três Lados
32. Wado (AL) – Dois Rios
33. Zé Manoel (PE) – Tanto

About the Author

Marcos Sampaio

Jornalista formado pela Universidade de Fortaleza e observador curioso da produção musical brasileira. Colecionador de discos e biografias. Admirador das grandes vozes brasileiras.

View All Articles