Nos dias 21, 23 e 24 de novembro, o Theatro José de Alencar vai receber o espetáculo Ópera do Malandro, de Chico Buarque. Com direção de André Gress, o musical será encenado pela escola de artes The Biz, sediada aqui em Fortaleza.

Lançada em 1978, a Ópera do Malandro é ambientada no subúrbio carioca dos anos 1940. A história conta com prostitutas, jogo do bicho, trapaças e muitos clássicos da obra de Chico Buarque. Entre as canções lançadas na peça original, estão Teresinha, Viver de Amor, Folhetim e Pedaço de mim. A adaptação da The Biz conta com arranjos originais, mas, segundo André Gress, em material enviado à imprensa, faz “uma releitura do malandro, trazendo para a essência feminina”. A classificação indicativa da peça é de 14 anos e os ingressos serão vendidos pelo site Sympla, a partir desta sexta-feira, 1º, com valores de R$60 (inteira) e R$30 (meia).

A Ópera do Malandro é um dos trabalhos mais celebrados da obra de Chico Buarque. Com seus mais de 40 anos de criação, chegou primeiro ao teatro e depois aos cinemas, em 1985, num filme dirigido por Ruy Guerra. No teatro e no cinema, um dos grandes destaques foi Elba Ramalho, ainda numa época em que se dividia entre as carreiras de cantora e atriz. Seu dueto com Marieta Severo em O Meu amor é um clássico, assim como a trilha sonora da peça e do filme lançadas em LP e CD. Ao longo dos anos, tanto o espetáculo ganhou novas adaptações como várias das canções da sua trilha sonora.

Para conhecer o trabalho da The Biz clique aqui

About the Author

Marcos Sampaio

Jornalista formado pela Universidade de Fortaleza e observador curioso da produção musical brasileira. Colecionador de discos e biografias. Admirador das grandes vozes brasileiras.

View All Articles