Crédito: Sistema Positivo de Ensino.
Diante da crise do coronavírus, muitas empresas de educação estão se dedicando a oferecer ao público em geral opções de estudos com conteúdo gratuito durante quarentena. Confira algumas opções:
AngloBox – Anglo Vestibulares
Uma plataforma gratuita e aberta com aulas gravadas por professores do Curso Anglo Vestibulares. Os estudantes de todo o Brasil podem acompanhar conteúdos por disciplinas e temáticas e receber dicas para aproveitar melhor os estudos em casa e orientações para usar a plataforma. Clique aqui para acessar a plataforma.
Classes abertas – Fundação Roberto Marinho
Projeto disponibiliza salas de aula on-line para alunos do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio e para componentes curriculares específicos. Nas “Classes abertas”, são trabalhados os conteúdos com vídeos, atividades, entre outros recursos em um giro semanal, isto é, a cada segunda-feira a turma dá início aos estudos com outros estudantes e apoio de professores; na sexta-feira, conclui-se a imersão nesse conteúdo. O acesso às salas é gratuito; basta clicar aqui.
Geekie Games
A plataforma de estudo on-line está distribuindo 20 mil bolsas para alunos de escolas públicas que não podem interromper sua preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Na plataforma, o aluno realiza um simulado no modelo do ENEM e recebe um diagnóstico do seu desempenho e um plano de estudos personalizado, apontando as disciplinas nas quais ele teve mais dificuldade. O estudante pode fazer seu cadastro aqui.
Mangahigh
Plataforma passa a oferecer gratuitamente aos estudantes de todo o país uma série de recursos digitais adaptativos para a aprendizagem de Matemática, já em acordo com as competências exigidas pela BNCC. O acesso, que também será permitido a gestores e professores, será por 60 dias e direcionado aos ensinos Fundamental e Médio. O cadastro na plataforma deve ser feito aqui.
ProEnem
Canal no YouTube realiza diariamente duas transmissões por dia para revisão e atualização de conteúdos relacionados ao Enem e a outros vestibulares, com dicas, resolução de exercícios e informações pertinentes. As turmas virtuais são em dois turnos: de 8h a 13h; de 17h30 a 21h15. O canal com conteúdo gratuito durante a quarentena pode ser acessado aqui.
Quero na Escola
A start up Quero na Escola tem um projeto de levar voluntários a escolas para debaterem sobre temas do dia a dia, como inteligência emocional, diversidade de gênero, carreira, entre outros. Devido à crise, os encontros agora são virtuais e qualquer pessoa pode acompanhar pelo perfil da Quero no Facebook, inclusive mandar perguntas ou mesmo assistir depois. No dia 31/3, às 16h, o encontro é sobre Política. Na quarta (01/04), haverá discussões sobre Turismo às 13h; na quinta (02/04), o tema é sustentabilidade (14h); e na sexta (03/04), Design (às 10h).
SAS ao vivo – SAS
Por meio do YouTube, plataforma de educação cearense oferece aulas ao vivo diariamente para estudantes de todo o Brasil, com exposição de conteúdos, exercícios e tira-dúvidas com os professores por meio do chat. Nessas videoaulas, são contempladas todas as disciplinas do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. As videoaulas são transmitidas pelo canal da plataforma no YouTube.
Sistema Positivo de Ensino
O sistema de ensino sediado no Paraná também está utilizando o YouTube como ferramenta para oferecer conteúdo gratuito durante a quarentena. No seu canal oficial, são realizadas lives com correção de exercícios e explanação de conteúdos de todas as disciplinas. Você pode assistir aos vídeos aqui.
