Seguindo o boom dos podcasts em todo o país, diversos podcasts de educação surgiram para suprir necessidades tanto de alunos quanto de professores e gestores.

 

Até 2018, era fácil encontrar quem não sabia o que era um podcast ou que conhecia, mas sequer havia escutado um. Isso mudou em pouco tempo. Segundo pesquisa realizada pela plataforma de streaming Deezer, o consumo de podcasts subiu 67% de 2018 para 2019. Em 2020, impulsionados pela pandemia, os podcasts tomaram de conta dos ouvidos brasileiros. Os temas são os mais diversos: saúde, cinema, comportamento, inclusive podcasts de Educação.

Com o isolamento social, os estudantes viram nesse formato também uma oportunidade de seguir estudando. A vestibulanda Júlia Mirelly Carvalho Fanis, 17, consome podcasts de educação para se manter atualizada em relação aos assuntos exigidos nos vestibulares e Enem. No seu caso, ela conta com o apoio do podcast produzido pela instituição onde estuda, o Curso Positivo. Para ela, a ferramenta se tornou um vício, pois “além de prático, consigo ouvir fazendo outra atividade, não é cansativo, os temas são comentados de maneira clara, sem que eu precise acompanhar de um livro, por exemplo”.

No entanto, além deste indicado pela estudante, há uma diversidade de podcasts de educação que conversam ora com alunos ora com educadores. A seguir, estão algumas indicações de podcasts de educação:

Atualizando – Curso Positivo

Podcasts de educação - Atualizando

Em 20 episódios, professores das disciplinas de Humanas do Curso debatem com convidados temas do momento. Com visões divergentes, mantêm os alunos atualizados sobre os principais debates do momento e os ajudam a fazer suas análises críticas de cada situação.

Dá Ideia – imaginie

Realizado por Roberta Firmino e Ana Massêo, o podcast é ideal para quem está estudando para o Enem ou vestibulares, pois são abordadas temáticas ligados a conhecimentos gerais, atualidades e até mesmo possibilidades para temas de Redação dos exames.

Deixa que eu te conto – Unicef Brasil

O podcast é voltado para crianças entre 0 e 8 anos e convocando-os à co-criação e à imaginação, trazendo-os para serem protagonistas do seu desenvolvimento e aprendizagens. Os episódios, que tem 30 minutos em média, são apresentados pelos contadores de história Carol Levy, Kiara Terra, Leandro Medina e Andrea Soares. Cada podcast está dividido em quadros (contação de histórias, músicas e brincadeiras, entre outros), que podem ser usados livremente por rádios, sites, escolas e secretarias de Educação.

Folha na Sala – Folha de S. Paulo

podcasts de educação - Folha na Sala

O conteúdo, realizado a partir de parceria entre Itaú Social e Folha de S.Paulo, é voltado para professores da rede pública e apresenta debates sobre os dilemas da educação e de experiências na sala de aula.

PodAprender – Editora Aprende Brasil

PodAprender é uma realização da Editora Aprende Brasil, que atende 266 mil alunos em mais de 200 municípios brasileiros. Ao longo de 24 episódios quinzenais, são abordados temas relacionados à Educação com convidados com vasta experiência na área.

Resumov – Susane Ribeiro

Apresentado por Susane Ribeiro, professora do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), o podcast traz um compilado de dicas de estudo e estratégias para se dar bem nos vestibulares mais concorridos e para quem tem o objetivo de se preparar para o Enem.

SAS Cast – SAS Plataforma de Educação

Podcasts de Educação - SAS Cast

Podcast compartilha conteúdo relevante e debates com especialistas sobre gestão escolar com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento de gestores e das escolas.

Aqui no blog, você pode conferir ainda dicas de leitura, apps e eventos.

About the Author

Eduardo Siqueira

Um jornalista que ama Educação. Minhas experiências me fizeram imergir no universo da Educação, sentindo todo o seu poder transformador e percebendo o quanto ela ainda precisa de apoio. Aqui, busco fazer minha parte e ajudar as pessoas a compreendê-la nem que seja um cadinho.

View All Articles