O Natal está chegando, e muitas crianças já fizeram seus pedidos para o Papai Noel e estão ansiosos para saber se serão atendidos. Certamente, livros para crianças não estará na lista de mais pedidos em sites de compras, mas você pode ajudar a fazer isso diferente.

E não digo isso à toda. Segundo dados da Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, em quatro anos (2015-2019), a porcentagem de leitores brasileiros caiu de 59% para 52%. Na mesma linha, os brasileiros com mais de 5 anos que não lerem nada nos últimos três meses equivalem a 48% da população.

Esse momento é uma boa oportunidade para incentivar a leitura nas crianças e fazer com que elas veem os livros com um olhar diferente, mais apaixonante, da mesma forma que veem um vídeo-game ou celular novo.

Aqui estão algumas indicações de livros para crianças e jovens que podem ser excelentes presentes.

A metamorfose e outras narrativas, de Frans Kafka (FTD Educação)

indicação de livros para crianças

A metamorfose e outras narrativas, de Frans Kafka (FTD Educação)

O livro A Metamorfose e outras narrativas apresenta a versão integral do clássico e mais oito textos curtos do escritor tcheco Franz Kafka, em tradução direta do idioma original.

O protagonista, um estranho em sua própria família, enfrenta a solidão, a vergonha e a busca de aceitação pelo outro, temas atuais que merecem ampla discussão, sobretudo entre os jovens.

Alice no país das maravilhas, de Lewis Carrol (FTD Educação)

indicação de livros para crianças

Alice no país das maravilhas, de Lewis Carroll (FTD Educação)

Para facilitar o acesso de todos os estudantes aos grandes clássicos da literatura infantil e juvenil, A FTD Educação, em parceria com a italiana Edições Erickson, está lançando no Brasil uma coleção inédita de livros que trazem versões facilitadas para que todos os alunos de uma mesma classe possam ler a mesma história.

Entre eles, está o Alice no país das maravilhas, clássico que conta a história de uma garotinha que vai parar em um mundo fantástico, repleto de criaturas estranhas, divertidas e enigmáticas.

O fabuloso professor Fritz e a menina das pétalas amarelas, de Alexandre Rathsam (SM Educação)

indicação de livros para crianças

O fabuloso professor Fritz e a menina das pétalas amarelas, de Alexandre Rathsam (SM Educação)

A obra conta a história do fabuloso professor doutor Fritz Rasbundel, um pesquisador importantíssimo. Seu único problema é a palavra solta, síndrome que afeta sua comunicação a tal ponto que ninguém entende o que ele fala.

Em 2019, O fabuloso professor Fritz e a menina das pétalas amarelas foi o vencedor da 15ª edição do Prêmio Barco a Vapor, uma das mais importantes distinções nacionais concedidas à literatura infantil e juvenil. Em 2020, foi um dos cinco finalistas na categoria infantil da 62ª edição do Prêmio Jabuti

Natal com lua cheia, chuva miúda e perfume de jasmim, de Sonia Robatto (Editora Positivo)

indicação de livros para crianças

Natal com lua cheia, chuva miúda e perfume de jasmim, de Sonia Robatto (Editora Positivo)

Uma menina narra suas lembranças de infância, guardadas em uma caixinha de fósforos, e elege como a mais preciosa delas a de uma noite de Natal, essa é a premissa de Natal com lua cheia, chuva miúda e perfume de jasmim.

Depois de observar a avó embalando cuidadosamente lenços bordados, centros de mesa e toalhas de bandeja, tudo feito por ela, e a mãe chegando da rua com os presentes comprados, a pequena pensa em quais seriam os presentes possíveis para uma menina como ela.

A encantadora solução encontrada – sonhos e coisas bonitas de sua imaginação, escritos, desenhados e guardados em caixinhas de fósforo – faz daquele o Natal mais inesquecível da família.

O Natal de Marguerite, de India Desjardins (Editora Positivo)

indicação de livros para crianças

O Natal de Marguerite, de India Desjardins (Editora Positivo)

Em O Natal de Marguerite, já bem velhinha e frágil, Marguerite evita sair de casa, pois tem medo de se machucar ou adoecer, de ser atropelada ou assaltada. Um restaurante entrega comida congelada em sua casa, uma cabelereira aparece uma vez por semana para lavar seus cabelos, uma faxineira faz a limpeza, um gentil vizinho cuida da retirada da neve de sua porta e às vezes os filhos a visitam.

Em mais uma noite de Natal sozinha, em frente à televisão, como tem sido nos últimos anos, ela ouve a campainha tocar e, apesar do medo, se sente no dever de abrir a porta. Esse acontecimento acaba se tornando um delicado presente para Marguerite.

About the Author

Eduardo Siqueira

Um jornalista que ama Educação. Minhas experiências me fizeram imergir no universo da Educação, sentindo todo o seu poder transformador e percebendo o quanto ela ainda precisa de apoio. Aqui, busco fazer minha parte e ajudar as pessoas a compreendê-la nem que seja um cadinho.

View All Articles