Confira um resumo das novidades na Bett Brasil 2022 apresentadas por empresas de diversos modelos de negócios de todo o Brasil.

A Bett Brasil 2022 aconteceu dos dias 10 e 13 de maio e trouxe muitas novidades para o setor educacional, principalmente no ramo privado. Desde a empresas gestoras de mensalidades a desenvolvedora de projetos em cultura maker, se viu de tudo na Bett neste ano.

A seguir, elencamos alguns dos destaques da edição deste ano. São novidades que prometem transformar a forma de fazer Educação no Brasil e garantir um futuro mais promissor e alinhado às novas demandas educacionais.

Novidades na Bett Brasil 2022: confira o que foi lançado

Educacional – Ecossistema de Tecnologia e Inovação

O Educacional – Ecossistema de Tecnologia e Inovação participou da Bett Brasil 2022 com soluções tecnológicas que visam transformar o ensino e o cenário da educação em escolas públicas e privadas de todo o país. A marca esteve no estande da Microsoft apresentando seu portfólio de inovações tecnológicas, em uma área exclusiva com ilhas de experimentação. Os visitantes puderam fazer simulações considerando a realidade das suas instituições.

O foco da participação do Educacional no evento esteve em duas soluções: as Suítes Pedagógicas e o HUB.Educacional. Ambas são tecnologias pensadas para transformar as práticas pedagógicas, facilitar o dia a dia e proporcionar maior eficiência operacional. O HUB.Educacional é uma plataforma de gestão escolar que integra soluções digitais e dados em um só lugar, de forma segura e de acordo com a LGPD. Com ela, a instituição pode incluir e gerenciar todas as aplicações tecnológicas com apenas um login e senha, além de garantir proteção a dados restritos.

Já as Suítes Pedagógicas são um ecossistema flexível de soluções de educação em formato digital, integradas pedagogicamente, que facilita o dia a dia de alunos e professores e ajuda na gestão e redução de custos operacionais na escola. Com elas, é possível ter acesso às melhores soluções, nacionais e internacionais, de Matemática, Língua Portuguesa e STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) a partir de uma plataforma única e de modo totalmente personalizado a partir das necessidades das instituições, tanto públicas quanto privadas.

Plataforma A+ passa a se chamar amais educação, muda identidade visual e apresenta soluções inéditas

amais - novidades na bett brasil

A Plataforma A+ anunicou novos produtos e mudanças em sua marca na Bett Brasil, maior evento de educação do país. A empresa passa a se chamar amais educação e apresenta dois produtos inéditos que prometem surpreender o público. O APlus, programa baseado em um conteúdo exclusivo da BBC Learning, um dos maiores grupos do mundo focados no aprendizado do segundo idioma, e o Educação Financeira com a Empiricus, empresa brasileira especializada no desenvolvimento de conteúdos focados em educação financeira.

A nova fase da empresa também vem acompanhada de uma nova identidade visual, mais moderna e arrojada: “As mudanças marcam uma nova experiência para nossos associados. Saltamos de uma edtech, focada em soluções de gestão, para um ecossistema educacional que, além de mirar em gestão, desenvolve conteúdos exclusivos. Nossa estreia não poderia ser mais robusta. Já na Bett Brasil teremos soluções inéditas focadas em educação financeira e no segundo idioma, com empresas do porte da BBC”, comenta Alexandre Sayão, CEO da amais educação.

Uma das apostas da amais educação para 2022 é o APlus, programa bilíngue exclusivo para brasileiros da BBC Learning e direcionado aos estudantes do ensino fundamental. “O conteúdo segue as habilidades e competências previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e é composto por materiais físicos e digitais integrados para aprendizagem imersiva por meio de CLIL, PBL e Maker”, afirma Sayão. Para garantir a aplicação eficaz do programa, será oferecido apoio escolar e suporte pedagógico voltado à formação dos professores.

Outro foco é a ampliação da educação financeira entre os jovens. Por isso, a empresa fechou parceria inédita com a Empiricus, plataforma digital de investimentos especializada no desenvolvimento de conteúdo financeiro voltado aos investidores pessoa física. Da união nasceu o Investidores do Futuro, programa exclusivo que reúne conceitos macro e microeconômicos e concebe uma estrutura robusta para formar futuros empreendedores e investidores.

EduPay garante o pagamento de mensalidades das escolas

O EduPay lança a Mensalidade Garantida, produto que traz previsibilidade financeira para as escolas da educação básica manterem suas contas sempre em dia. O EduPay Mensalidade Garantida vai oferecer receita todos os meses para as escolas, mesmo que haja inadimplência das mensalidades por parte dos pais.

“Devido à pandemia, estimamos que hoje 70% das escolas têm problemas para fechar as contas. Ao garantirmos receitas previsíveis todos os meses, as escolas passam a ter inadimplência zero, saem do vermelho e começam a operar no verde”, é o que garante o Anderson Morais, CEO da startup. O novo produto funcionará da seguinte maneira: as escolas passarão por um processo de análise da gestão financeira. Após a aprovação, receberão mensalmente a receita garantida, mesmo que as famílias atrasem os pagamentos, com um desconto de administração que será variável de acordo com o tamanho e gestão da escola. A fintech assume, então, o processo de cobrança das mensalidades junto às famílias.

“A expectativa do EduPay mensalidade garantida é de, no primeiro ano de atuação, apoiar cerca de 600 escolas no Brasil, o que geraria previsibilidade financeira na gestão de 200 mil alunos e gerenciando recebíveis de aproximadamente R$250 milhões”, afirma o CEO.

O EduPay é a primeira plataforma de gestão de pagamentos de escolas do Brasil. Hoje atua no processo de inovação, automação e relacionamento das cobranças escolares, com funcionalidades de automação de cobranças, diversificação dos meios de pagamento (boleto, Pix e cartão de crédito), cobrança de juros e multas automáticas. Seu desenvolvimento é feito em conjunto com a principal edtech do mercado brasileiro, a Agenda Edu, plataforma líder em comunicação e engajamento escolar que atende mais de 3 mil escolas e conta com 2 milhões de usuários.

Sistema Positivo de Ensino lança podcast sobre Educação

mar laranja - novidades na bett brasil

O Sistema Positivo de Ensino lançou o podcast Mar Laranja, que vai abordar as novidades do mundo da Educação com especialistas da área, levando discussões e tendências para os gestores escolares. A primeira temporada tem como foco os debates e trocas de experiências promovidos durante a Bett Brasil 2022, maior feira de Educação da América Latina.

Para Acedriana Vicente Vogel, diretora pedagógica do Sistema Positivo de Ensino, o Mar Laranja é uma forma de celebrar a relação de mais de 40 anos entre o Sistema Positivo de Ensino e a comunidade escolar brasileira. “Somos, hoje, uma referência não apenas em material didático, mas também no uso de tecnologia dentro e fora da sala de aula. Essa estreia no universo dos podcasts é uma forma de nos aproximarmos ainda mais do rico debate sobre ensino e aprendizagem”, afirma. Ao longo da primeira temporada, os especialistas do Sistema Positivo de Ensino falam sobre os principais temas debatidos dentro e fora de sua Arena na Bett Brasil 2022, com drops diretamente do evento.

Logo no primeiro episódio, Acedriana comenta as tendências que apareceram na edição britânica da Bett, realizada em março. Serão seis episódios nesta primeira temporada. Todos os episódios do Mar Laranja ficarão disponíveis de forma gratuita no Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts e em todos os principais agregadores do país.

Pearson apresenta ações inovadoras durante a Bett Educar 2022

Pearson apresentou durante a Bett Educar de 2022 soluções completas e inovadoras para o ensino e aprendizagem de inglês, voltados tanto para o setor público, quanto para o privado.

Durante a feira, a Pearson apresentou soluções que já estão em andamento e que visam democratizar o ensino de inglês. Uma delas é a Biblioteca Digital, chamada Bibot. Ela possibilita o acesso a um universo amplo de livros, de forma interativa e gamificada, e já está em uso com alunos das redes públicas de ensino de São Paulo e Mato Grosso.

Outra solução que apresentada na feira é portfólio completo de ELT (English Language Learners), que, por meio do programa Pearson Connected English Learning, oferece uma gama de recursos educacionais ampla para o ensino do idioma, contendo materiais didáticos exclusivos, plataformas gamificadas, certificações e avaliações de níveis de inglês e desenvolvimento pessoal.

“A Bett Educar é uma grande oportunidade para mostrarmos o que já temos feito, principalmente em parcerias público-privadas. Mas, sobretudo, é uma possibilidade de apresentarmos as novidades e soluções para sanar o déficit educacional, no Brasil, do aprendizado de um segundo idioma. E é isso que iremos mostrar e oferecer. Temos importantes programas que vão auxiliar a população brasileira em ter cada vez mais contato e uma aprendizagem garantida do idioma inglês”, comenta diretor de expansão da Pearson, Gustavo Jorge Ramos.

Edtech Stoodi apresenta solução digital para escolas ampliarem seu portfólio de recursos educacionais digitais

 O Stoodi, edtech que integra o ecossistema de startups da Kroton, foi criado para apoiar os estudantes do Brasil inteiro a ingressarem no Ensino Superior, e desde a sua criação já capacitou mais de 8 milhões de estudantes em todo País. Em 2020, diante do cenário de hibridização e o desafio imposto pela pandemia de Covid-19, a plataforma passou a ofertar as suas soluções para as escolas particulares.

A atuação tem como objetivo apoiar as instituições de ensino a expandirem o seu portfólio de recursos educacionais digitais e apoiar seus alunos do ensino médio para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e pré-vestibular.

A plataforma oferece uma experiência digital completa para as escolas, alunos e professores, com acesso a dados e acompanhamento de desempenho, uma ferramenta fundamental para aprimorar a experiência da educação. Ao todo, são mais de 6 mil videoaulas, mais de 30 mil exercícios e simuladores de redação do Enem, que podem ser incluídos no intracurricular ou no contraturno do aluno.

Tagged in:

, ,

About the Author

Eduardo Siqueira

Um jornalista que ama Educação. Minhas experiências me fizeram imergir no universo da Educação, sentindo todo o seu poder transformador e percebendo o quanto ela ainda precisa de apoio. Aqui, busco fazer minha parte e ajudar as pessoas a compreendê-la nem que seja um cadinho.

View All Articles