Fora da Ordem

‘O Quinze’ ganha edição em braille

oquinze arte

Traço de Shiko para a obra de Rachel de Queiroz (Divulgação)

O romance “O Quinze”, da escritora Rachel de Queiroz, ganhou uma edição em braille. A nova versão do clássico da literatura cearense está disponível na Biblioteca Pública Espaço Estação, na Praça da Estação, no Centro de Fortaleza. Segundo o portal G1, a 77ª edição da obra foi enviada para a capital cearense pela Fundação Dorina Nowill para Cegos, de São Paulo.

Em seu romance de estreia, Rachel de Queiroz narra a tragédia da seca no nordeste brasileiro. A estiagem caracterizou, há exatos 100 anos, um dos piores períodos do sertão brasileiro, resultando no aumento da miséria. Lançada em 1930, a publicação foi escrita quando Rachel tinha apenas 19 anos. A narrativa forte chamou atenção da crítica e do público.

A edição especial ganhou um tratamento diferenciado da Editora José Olympio. Além de capa dura, o livro de 168 páginas recebeu um prefácio inédito da escritora brasileira Nélida Piñon, que já presidiu a Academia Brasileira de Letras.

O-Quinze“A trajetória da autora, até o seu desaparecimento, esteve sempre presente nos momentos constitutivos da história recente do Brasil. Precoce na arte de criar, desde menina, ainda no Quixadá, Ceará, onde nasceu, pressentiu quem éramos, e de que males o país padecia”, disse Piñon na introdução do livro.

A obra renovou a ficção regionalista brasileira, tornando-se de referência para títulos do gênero anos depois.

Os livros entram para o acervo em braille de mais de 1.500 publicações na Biblioteca Pública. O equipamento funciona de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 17 horas, e aos sábados, das 8 horas às 18 horas. A entrada é gratuita.

Quadrinhos

O ilustrador paraibano Shiko retratou o cenário da obra com seu traço realista para uma adaptação para os quadrinhos. A editora Ática publicou a HQ em 2012, como parte de uma coleção de paradidáticos escolares. Os desenhos foram destaque no festival de Lyon, na França.

Recomendado para você

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze − dois =