
Imagem: Reprodução / Facebook Itinerância Poética
Uma komboteca como ponto de encontro e valorização da cultura. É com esse princípio que o projeto Itinerância Poética roda o Brasil. Em Fortaleza há três meses, o veículo repleto de livros foi parte da Feira Índice, na Maloca Dragão 2016, festival que reúne música, teatro, cinema e feira literária.
Criado pelo poeta “andarilho” Guilherme Salgado, de 31 anos, o movimento já passou por Minas Gerais, São Paulo e todos os Estados do Nordeste. “É o sonho viajar, encontrar outros poetas e aprimorar minha poesia”, disse o autor de Itinerância Poética (Editóra, 2013), Estirpe (Poesia Maloqueirista, 2014) e o livro-postal Poesia é Desenho (Editóra, 2016).
O projeto começou, há cerca de quatro anos, como forma de distribuir suas publicações. “Tinha uma primeira tiragem de um livro publicado de forma independente. Eram 300 ou 400 livros, e não tinha como circular”, conta. “Então surgiu aí, da necessidade de circulação do livro independente. A partir do primeiro livro, (o projeto) acabou virando um movimento. Foi adquirindo outros propósitos”.
Seu mais recente trabalho, Poesia é Desenho, é uma parceria com a artista-visual Ludmila Britto, de 34 anos. Professora do curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Ludmila começou a trocar ilustrações com a poesia de Guilherme por correspondência. “A gente começou a brincar e sete meses depois chegamos nesse resultado do Poesia é Desenho. Todas as obras aí são muito verdadeiras”, narra Salgado.
Ocupando o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura durante a Maloca, ele conta que qualquer rua, praça ou favela pode receber o projeto, que já realizou parceria com instituições educacionais. “A galera chega naturalmente. Está aberto a todos. A coisa é somar aos movimentos de ocupação dos espaços públicos que existem na cidade”. Guilherme revela que o público jovem, assim como os poetas, é quem mais dialoga e permanece.
O objetivo agora é viajar pelo Ceará. “Pelos planos… Como diz a poesia de um amigo meu, planos seguidos de enganos, seguidos de mais planos, seguidos de mais enganos. Tô planejando ir pra Aracati, depois Russas, Limoeiro, Cajazeiras e Cariri”.
“A poesia é o que me sustenta. Não só economicamente, mas ideologicamente, afetivamente”, revela. Quando perguntado quanto tempo permanece nos locais, ele não se atém aos limites. “Quem sabe? Depende da conjuntura da vida. A gente não tem governo sobre isso, não”.
16 Comentários
225391 420360Cool text dude, keep up the great work, just shared this with the mates 642481
muat turun foto insta percuma macbook
https://www.gogegi.com
https://www.gogegi.com
https://infomaw.com
https://infomaw.com
https://www.iginsta.com
https://www.iginsta.com
https://gymsozluk.com
https://gymsozluk.com
twitagra
twitagra
Leslie Van Houten
I Want It That Way Lyrics
https://maps.google.tt/url?q=https://www.gogegi.com