A Niantic e The Pokémon Company explicaram, por meio do Facebook, as dificuldades que enfrentam para trazer Pokémon GO para o Brasil. Esta foi a primeira vez que o público brasileiro recebeu uma declaração oficial sobre o atraso do game de realidade aumentada. Na nota, eles explicam que as mudanças recentes são para melhorar o serviço, já que o grande número de usuários tornou um “interessante desafio” lançar o jogo ao redor do mundo.

Reprodução

Reprodução

A declaração confirma ainda a suspeita de muitos usuários de que a Niantic, empresa desenvolvedora da peça, teria bloqueado o aplicativo em países que estavam burlando o não-lançamento, como o Brasil. “Sim, Brasil, nós queremos levar o jogo até vocês”, afirma a empresa.

Durante o mês de julho, com a falta de posicionamento oficial sobre o app, muitos boatos ganharam força na Internet. O primeiro deles dizia que o lançamento poderia ocorrer “a qualquer momento”. Portais de notícias chegaram a indicar o último dia 31 como a data provável para o game chegar ao Brasil. Outro rumor que ganhou força foi que a Niantic estaria insatisfeita com o comportamento dos brasileiros após um grupo de hackers invadirem a conta do diretor-executivo da empresa, John Hanke, no Twitter, e que, por isso, o lançamento por aqui deveria demorar ainda mais.

Leia  a nota completa:

“Treinadores,

Como muitos de vocês sabem, nós recentemente fizemos algumas mudanças em Pokémon GO.

  • Nós removemos os “três passos” no display para melhorar a concepção do design. O modo original, embora muitos tenham gostado, era confuso e não ia de encontro aos objetivos do nosso produto subjacente. Nós os manteremos informados da nossa luta para melhorar essa característica.
  • Nós limitamos o acesso a terceiros que estavam interferindo nossa habilidade de manter a qualidade do serviço para nossos usuários e para levar Pokémon GO aos usuários ao redor do mundo. O grande número de pessoas que usam o app tem feito a ida de Pokémon GO ao redor do mundo um… interessante… desafio. E nós ainda não terminamos! Sim, Brasil, nós queremos levar o jogo até vocês (e muitos outros países onde ainda não está disponível).
  • Nós lemos suas postagens e e-mails e nos preocupamos com a frustração das pessoas em lugares onde ainda não lançamos, e de vocês que ainda sentem falta desse app. Nós queremos que vocês saibam que temos trabalhado como loucos, por horas, para manter o jogo funcionando enquanto continuamos lançando ao redor do globo. Se você não nos viu tuitando muito é porque estamos nos concentrando em trabalhar no game. Mas nós ainda faremos nosso melhor a fim de mantê-los informados do que está acontecendo.

Cuidem-se, sejam legais aos seus companheiros treinadores e continuem explorando.

Equipe The Pokémon GO”

About the Author

Rubens Rodrigues

Jornalista. Na equipe do O POVO desde 2015. Em 2018, criou o podcast Fora da Ordem e integrou as equipes que venceram o Prêmio Gandhi de Comunicação e o Prêmio CDL de Comunicação. Em 2019, assinou a organização da antologia "Relicário". Estudou Comunicação em Música na OnStage Lab (SP) e é pós-graduando em Jornalismo Digital pela Estácio de Sá.

View All Articles