uma-flor-de-dama

Foto: Rodolfo Araújo/Divulgação

O I Festival das Travestidas apresenta, nesta sexta-feira, 14, Uma Flor de Dama, o primeiro espetáculo do Coletivo As travestidas. Há 14 anos em cartaz, traz a personagem criada pelo ator, diretor e dramaturgo Silvero Pereira, Gisele Almodóvar. O solo é apresentado às 20 horas, no Teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).

O Festival começou nesta quinta, 13, com abertura da exposição Trajetória Travesti, que contempla a história do grupo a partir de fotos e reportagens, e o musical Cabaré das Travestidas, o mais tradicional espetáculo produzido pelo Coletivo.

Neste sábado, 15, a programação começa às 20 horas, com o espetáculo Quem Tem Medo de Travesti (QTMT). Na sequência, o público será levado no Trenzinho das Travestidas até festa do Festival no Mambembe. QTMT será reapresentado no domingo, 16, também às 20 horas.

O mais recente musical do grupo, Três Travestis, será apresentado nos dias 18 e 19 de outubro, também no Teatro do Dragão do Mar, sempre às 20 horas. Em maio último, o Repórter Entre Linhas conversou com Silvero Pereira sobre a estreia do espetáculo.

Lembrando a trajetória das travestidas, Silvero falou que ainda existem discussões necessárias sobre esse universo. “A sociedade ainda não perdeu o estigma da marginal e da caricatura para essas pessoas e nosso objetivo é, através da arte, mudar esses pré conceitos”.

Ainda na quarta (19), último dia do Festival, acontece o lançamento do livro BR Trans, que reúne as histórias retratadas no espetáculo homônimo.

Programação

14/10 | 20h – Uma Flor de Dama

15/10 | 20h – Transvirada Cultural
– Quem Tem Medo de Travesti
22h – Trenzinho das Travestidas

16/10 | 00h – Festa no Mambembe
20h – Quem Tem Medo de Travesti

18/10 | 20h – Três Travestis

19/10 | 16h – Lançamento do livro BR Trans
20h – Três Travestis

Serviço

I Festival das Travestidas
Local: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Data: De 13 a 19 de outubro
Informações: (85) 98627.6523

About the Author

Rubens Rodrigues

Jornalista. Na equipe do O POVO desde 2015. Em 2018, criou o podcast Fora da Ordem e integrou as equipes que venceram o Prêmio Gandhi de Comunicação e o Prêmio CDL de Comunicação. Em 2019, assinou a organização da antologia "Relicário". Estudou Comunicação em Música na OnStage Lab (SP) e é pós-graduando em Jornalismo Digital pela Estácio de Sá.

View All Articles