A atriz brasileira Sônia Braga levou mais um prêmio por sua protagonista em Aquarius, do pernambuco Kleber Mendonça Filho. Ela ganhou o troféu de Melhor Atriz na 4ª edição dos Prêmios Platino de Cinema Ibero-americano, que ocorreu nesta sexta-feira, 22, em Madri, Espanha. O grande vencedor da noite foi co-produção hispano-argentina O Cidadão Ilustre (El Ciudadano Ilustre), levando as categorias de Melhor Filme, Melhor Interpretação Masculina para Oscar Martínez e Melhor Roteiro para Andrés Duprat.

Sônia, que já recebeu o Prêmio de Honra na primeira edição dos Prêmios Platino, no Panamá, derrotou Angie Cepeda, Emma Suárez, Juana Acosta e Natalia Oreiro. O filme também concorreu nas caterias Ficção e Melhor Diretor. Pedro Almodóvar ganhou na categoria Melhor Diretor por Julieta, longa que recebeu ainda a estatueta de Melhor música para o três vezes indicado ao Oscar, Alberto Iglesias.

Boi Neon, do também pernambucano Gabriel Mascaró, representou o Brasil na categoria Melhor Fotografia, com Diego García. Os brasileiros Bruxarias, de Virginia Curia, na categoria de Melho Animação e Cinema Novo, de Eryk Rocha, em Melhor Documentário, também representaram o País. Eles perderam para Un monstruo vino a ver-me (fotografia), Psiconautas, los niños olvidados (animação) e Nascido na Síria (documentário), respectivamente.

Confira a lista completa dos vencedores

Melhor filme de ficção: EL CIUDADANO ILUSTRE
Melhor Direção: PEDRO ALMODOVAR por Julieta
Melhor Interpretação Masculina: OSCAR MARTÍNEZ por El Ciudadano Ilustre
Melhor Interpretação Feminina: SONIA BRAGA por Aquarius
Melhor Música Original: ALBERTO IGLESIAS por Julieta
Melhor filme de animación: PSICONAUTAS, LOS NIÑOS OLVIDADOS
Melhor documentário 2016. NACIDO EN SIRIA
Melhor roteiro: ANDRÉS DUPRAT por El Ciudadano Ilustre
Melhor Obra de estreia: DESDE ALLÁ
Melhor Direção de Montagem: BERNAT VILAPLANA, JAUME MARTÍ por Un monstruo viene a verme
Melhor Direção de Arte: EUGENIO CABALLERO por Un monstruo viene a verme
Melhor Direção de Fotografia: ÓSCAR FAURA por Un monstruo viene a verme
Melhor Direção de Som: PETER GLOSSOP, ORIOL TARRAGÓ, MARC ORTS por Un monstruo viene a verme
Educação em valores: ESTEBAN
Melhor Minissérie para TV: CUATRO ESTACIONES EN LA HABANA
Prêmio PLATINO DE HONRA: EDWARD JAMES OLMOS

 

About the Author

Rubens Rodrigues

Jornalista. Na equipe do O POVO desde 2015. Em 2018, criou o podcast Fora da Ordem e integrou as equipes que venceram o Prêmio Gandhi de Comunicação e o Prêmio CDL de Comunicação. Em 2019, assinou a organização da antologia "Relicário". Estudou Comunicação em Música na OnStage Lab (SP) e é pós-graduando em Jornalismo Digital pela Estácio de Sá.

View All Articles