Nightwish esteve em Fortaleza em 2008 e 2015 (Foto: Divulgação)

Os fãs de symphinc metal já podem preparar o orçamento para ver duas grandes bandas no Brasil este ano. De acordo com o jornal Destak, Nightwish e Delain virão ao País em setembro para uma turnê conjunta. A informação do jornalista José Norberto Flesch é de que os grupos passarão por pelo menos três cidades, que devem fechar data e local nos próximos dias. Os finlandeses do Nightwish virão com a turnê de divulgação da coletânea “Decades”, prometendo tocar músicas que há tempos não estão no setlist. Já o Delain divulga o álbum “Moonbathers”, de 2016.

A presença do Nightwish no Brasil já é certa nas turnês do grupo finlandês. Em Fortaleza, eles fizeram show duas vezes. A primeira foi em novembro de 2008, no extinto Arena. Na época, o grupo liderado por Tuomas Holopainen estava com sua segunda vocalista, a sueca Anette Olzon, contratada em 2006 após a demissão de Tarja Turunen. Depois, o Nightwish voltou à Capital cearense em setembro de 2015, dessa vez com Floor Jansen, a atual vocalista. Depois de tantas mudanças na formação, Holopainen chegou a afirmar em entrevistas que Floor, que já passou pelas bandas After Forever e ReVamp, é a vocalista definitiva da banda.

Com 20 anos de carreira, o Nightwish é um dos mais importantes grupos de metal sinfônico do mundo. Com o primeiro álbum lançado em 1997, eles têm discos que se mostraram relevantes no mundo do metal, como os clássicos “Oceanborn” (1998) e “Wishmaster” (2000). Mas foi com “Once” (2004), o último com Tarja nos vocais, que a banda experimentou a projeção mundial. São dele os hits “Nemo” e “Wish I Had an Angel”. O último álbum lançado foi “Endless Forms Most Beautiful”, em 2015, explorando as teorias revolucionárias de Charles Darwin e Richard Dawkins.

O Delain, por sua vez, tem seis álbuns lançados, e o primeiro deles, “Lucidity”, foi em 2006. Depois, veio “April Rain”, que acabou se tornando um dos mais populares discos do grupo. O registro tem participação de Marco Hietela, do Nightwish. A banda foi criada em 2002 por Martijn Westerholt, ex-membro do Within Temptation, com Charlotte Wessels nos vocais.

https://www.youtube.com/watch?v=Q3XmiNTjGhA

About the Author

Rubens Rodrigues

Jornalista. Na equipe do O POVO desde 2015. Em 2018, criou o podcast Fora da Ordem e integrou as equipes que venceram o Prêmio Gandhi de Comunicação e o Prêmio CDL de Comunicação. Em 2019, assinou a organização da antologia "Relicário". Estudou Comunicação em Música na OnStage Lab (SP) e é pós-graduando em Jornalismo Digital pela Estácio de Sá.

View All Articles