(Foto: Joyce S. Vidal)

O Brasil teve uma performance destacada no 68º Festival Internacional de Cinema de Berlim, encerrado na noite do último dia 24. Na mostra Panorama, cujos vencedores são escolhidos pelo público, o documentário “O Processo”, de Maria Augusta Ramos, que aborda os bastidores do impeachment de Dilma Rousseff, obteve a terceira colocação entre 18 concorrentes.

Aeroporto Central”, do cearense Karim Aïnouz, levou o prêmio Anistia Internacional, enquanto “Tinta Bruta”, de Márcio Reolon e Filipe Matzembacher, recebeu o CICAE Art Cinema Award, prêmio da Confederação Internacional de Cinemas de Arte (antes, já havia ganho o Teddy Awards junto com “Bixa Traversty”, na disputa paralela relacionada à temática LGBT).

O filme “Touch me not”, da romena Adina Pintilie, ganhou o Grande Prêmio do Festival, que teve sua cerimônia final realizada na noite deste sábado (pelo horário de Brasília). Drama sensorial, segundo a diretora, foi resultado de uma pesquisa pessoal e utiliza personagens reais em meio a uma narrativa ficcional.

Karim Aïnouz disse ao site Omelete, após o anúncio, considerar os prêmios importantes para o Brasil, embora, no seu caso, destaque que “a vitória de Aeroporto Central soma dividendos à conta corrente da representação do homem árabe, que tende a ser mostrado nas telas associado ao terror”. A premiação da Mostra Panorama e dos júris independentes acontece neste domingo.

O POVO Online

About the Author

Rubens Rodrigues

Jornalista. Na equipe do O POVO desde 2015. Em 2018, criou o podcast Fora da Ordem e integrou as equipes que venceram o Prêmio Gandhi de Comunicação e o Prêmio CDL de Comunicação. Em 2019, assinou a organização da antologia "Relicário". Estudou Comunicação em Música na OnStage Lab (SP) e é pós-graduando em Jornalismo Digital pela Estácio de Sá.

View All Articles