Fora da Ordem

Epica faz show hoje em Fortaleza pela primeira vez

Pela primeira vez em Fortaleza, grupo traz sua mais longa turnê, com oito shows no Brasil. No repertório, músicas que costuram toda a discografia

(Foto: Tim Tronckoe)

São quase 16 anos desde que o cantor, compositor e instrumentista neerlandês Mark Jansen deixou o After Forever, grupo que ajudou a construir, para fundar outra que se tornaria uma das mais respeitadas bandas de metal sinfônico. Em 2003, o álbum The Phantom Agony ganhava o mundo e anunciava a estreia do Epica.

Naquele ano, o Evanescence, com uma sonoridade mais pop, estourava nas rádios abrindo espaço para bandas como Nightwish, Within Temptation e o próprio Epica. Com a jovem Simone Simons nos vocais – na época com 18 anos – Epica apostou no equilíbrio entre o peso e elementos clássicos para firmar sua identidade.

De lá pra cá, sete álbuns foram lançados. Todos com um grandioso e notável desejo de se destacar das demais bandas do gênero. É com a turnê do mais recente disco, The Holographic Principle (2016), que o grupo de Jansen e Simons se apresenta em Fortaleza pela primeira vez. Na formação, Coen Jansen (sintetizadores e piano), Ariën van Weesenbeek (bateria e voz), Isaac Delahaye (guitarra) e Rob van der Loo (baixo).

“Tem sido uma jornada e tanto”, diz Mark Jansen. Ele afirma que muita coisa mudou desde o primeiro álbum, e isso fica evidente na sonoridade. “Os membros trouxeram novas influências. Depois, vem a diferença entre nosso produtor antigo (Sasha Paeth) e o atual (Joost van den Broek). Ambos são produtores fantásticos e com abordagens diferentes”, explica. “Em terceiro lugar vem toda a nossa experiência. Você aprende coisas no meio do caminho e as adapta à sua música”.

Principal compositor da banda, além de vocalista e guitarrista, Mark é mestre em Psicologia. A formação afeta diretamente os temas abordados nos álbuns. Enquanto The Phantom Agony e The Divine Conspiracy (2007) discutiram religião, o segundo álbum (Consign to Oblivion, 2005) foi baseado na cultura Maia. Já o mais recente disco aborda as consequências do mundo virtual na realidade.

“Eu acredito em Deus, mas não do jeito que a maioria das pessoas creditam. Não gosto da forma como certas religiões oprimem as pessoas, pegam seu dinheiro e fazem terror. Não é assim que as coisas são”, afirma. “Deus, para mim, é algo que não pode ser descrito com as palavras, você só consegue sentir. Mas se eu tiver que tentar, direi que é o total de toda consciência e amor e criação”.

“Vejo minhas letras como uma ótima e poderosa ferramenta para enviar uma mensagem. Quem se sentir atraído pode encontrar mais informação e começar sua própria busca”, pondera. “Eu amo compartilhar coisas que vêm no meu caminho e eu sou muito feliz que muitos fãs se sentem inspirados”.

The Solace System

O que o grupo criou em estúdio durante a produção do álbum rendeu bem mais do que a banda esperava. The Holographic Principle tem 11 faixas e quatro bônus com versões acústicas. Ano passado, o Epica lançou The Solace System, um EP que reúne outras seis faixas que ficaram de fora do registro oficial.

“Nós sabíamos durante o processo que tínhamos muitas músicas, mas mesmo assim queríamos gravá-las. Isso também nos deu a luxuosa opção de poder escolher entre muitas músicas”, explica Jansen. “Havia muitas possibilidades para o álbum e as canções que ficaram de fora têm a mesma qualidade, então decidimos mantê-las juntas”.

Para promover o álbum, o Epica lançou clipe das músicas “Universal Death Squad”, considerada por muitos fãs uma das melhores faixas do disco, “Edge of the Blade” e “Beyond the Matrix” – além de outros três clipes animados do EP. Agora, depois de mais de 60 shows, a banda está pronta para uma noite memorável em Fortaleza. “Nós sempre nos dedicamos 100%”, garante Mark. “Queremos interagir com o público para sentir a música juntos e festejar”.

Serviço – Epica em Fortaleza

Sábado, 17, no Espaço Jangada (Shopping Iguatemi)
Venda online no site Clube do Ingresso
Venda física na Planet CDs (rua Senador Pompeu, 834 – Centro) e na Bilheteria do Espaço Jangada

Recomendado para você

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 4 =