Atrizes se mobilizarão para ajudar vítimas de abusos

(Foto: Ansa / Massimo Percossi)

O Festival de Cannes, que ocorre entre os dias 8 e 19 de maio, dará destaque à mobilização contra o abuso e o assédio sexual. O anúncio foi feito pela atriz italiana Jasmine Trinca, que recebeu, nessa sexta-feira, 13, durante o Festival de Cinema Europeu, o prêmio “Oliveira de Ouro” pela sua carreira.

“O nosso movimento na Itália, o ‘Dissenso Comune’, criado por um grupo de atrizes italianas, agora será divulgado para todas as mulheres”, explicou Trinca. Segundo ela, os movimentos contra a violência sexual se reunirão em Cannes para tentar criar uma “federação” que apresente “propostas concretas”.

“Como a criação de um código ético, a ‘limpeza’ dos locais de trabalho, a extensão do tempo para apresentar denúncias contra abusos e a criação de um fundo pela tutela legal de vítimas”, acrescentou.

As campanhas contra o assédio ganharam força em 2017, após o produtor cinematográfico Harvey Weinstein ser acusado de abuso por dezenas de mulheres.

Desde então, através dos movimentos “MeToo” (“Eu também”) e “Time’s Up” (“Seu tempo acabou”), diversas mulheres foram inspiradas a relatar situações de violência sexual.

Fonte: Ansa

Tagged in:

About the Author

Rubens Rodrigues

Jornalista. Na equipe do O POVO desde 2015. Em 2018, criou o podcast Fora da Ordem e integrou as equipes que venceram o Prêmio Gandhi de Comunicação e o Prêmio CDL de Comunicação. Em 2019, assinou a organização da antologia "Relicário". Estudou Comunicação em Música na OnStage Lab (SP) e é pós-graduando em Jornalismo Digital pela Estácio de Sá.

View All Articles