Childish Gambino, alter-ego do cantor, ator e roteirista Donald Glover (Community, Homem-Aranha: De Volta ao Lar), lançou nesse sábado, 5, seu novo clipe. “This Is America” mistura passos caricatos de dança com a bizarros e repentinos assassinatos em massa por armas de fogo.

O clipe foi lançado logo após a apresentação do rapper de 34 anos no tradicional humorístico estadunidense Saturday Night Live (SNL). A letra é uma crítica contundente ao estilo de vida americano, levantando o debate de controle de armas de fogo. De “nós só queremos festa” e “nós só queremos dinheiro” no começo da música, ele é categórico quando chega no refrão: “Essa é a América. Não escorregue”.

Os versos também não pegam leve ao referenciar o povo negro. “Você é apenas um homem negro nesse mundo / Você é apenas um código de barras / Você é apenas um homem negro nesse mundo / Dirigindo estrangeiros caros”.

Visualmente, o vídeo dirigido por Hiro Murai (das séries Atlanta e Legion) é de tirar o fôlego. Ele começa com Glover dançando enquanto um homem tira notas em um violão acústico, depois ele pega uma arma e atira em uma pessoa sentada nesse mesmo lugar. Ele dança com jovens negros usando uniformes escolares, em uma clara referência aos massacres nas escolas.

About the Author

Rubens Rodrigues

Jornalista. Na equipe do O POVO desde 2015. Em 2018, criou o podcast Fora da Ordem e integrou as equipes que venceram o Prêmio Gandhi de Comunicação e o Prêmio CDL de Comunicação. Em 2019, assinou a organização da antologia "Relicário". Estudou Comunicação em Música na OnStage Lab (SP) e é pós-graduando em Jornalismo Digital pela Estácio de Sá.

View All Articles