Diretor assinou documento em favor de maior inclusão na mostra

O Festival de Cannes assumiu um compromisso com a agenda da igualdade de gênero, após o diretor geral da mostra, Thierry Frémaux, assinar um documento de transparência nessa segunda-feira, 14.

Dentre as diretrizes do compromisso, destaca-se a promessa de um processo de seleção mais inclusivo no festival, que em 71 anos teve somente 82 mulheres concorrendo em categorias oficiais.

Além de Fremaux, Édouard Waintrop, diretor artístico da “Quinzena dos Realizadores”, e Charles Tesson, diretor artístico da “Semana da Crítica”, assinaram o contrato.

A presidente do júri do concurso pela “Palma de Ouro”, Cate Blanchett, e as juradas Kristen Stewart, Ava DuVernay e Léa Seydoux também estavam presentes na cerimônia.

O documento foi elaborado pelo grupo francês de paridade de gênero 50/50 e por outros coletivos contra o assédio, como o norte-americano “Time’s Up”.

A decisão surge após manifestações de movimentos feministas em Cannes, como a passeata no tapete vermelho por mais representatividade feminina, realizada no sábado, 12, quando Blanchett leu um manifesto sobre o assunto.

Fonte: Ansa

About the Author

Rubens Rodrigues

Jornalista. Na equipe do O POVO desde 2015. Em 2018, criou o podcast Fora da Ordem e integrou as equipes que venceram o Prêmio Gandhi de Comunicação e o Prêmio CDL de Comunicação. Em 2019, assinou a organização da antologia "Relicário". Estudou Comunicação em Música na OnStage Lab (SP) e é pós-graduando em Jornalismo Digital pela Estácio de Sá.

View All Articles