A relação inclui exemplares em mais de 40 idiomas

(Foto: Ulf Andersen / Getty Images)

Mercedes Barcha, viúva do escritor colombiano Gabriel García Márquez, doou 3 mil exemplares da coleção particular do marido ao Banco da República da Colômbia.

“A doação corresponde a um total de 1.102 edições de suas novelas, contos, crônicas, guias, obras jornalísticas, discursos e ensaios”, diz um comunicado da instituição.

As obras estão em 43 idiomas diferentes, como italiano, farsi, búlgaro e croata. Dentre os livros estão “O amor nos tempos do cólera” e “Memórias de minhas putas tristes”.

Os exemplares serão enviados ao acervo da Sala de Livros Raros e Manuscritos da Biblioteca Luis Ángel Arango. Além disso, a biblioteca do Banco da República será rebatizada como “Gabriel García Márquez”.

Ganhador do Prêmio Nobel de Literatura, “Gabo”, como é conhecido, foi um dos principais nomes do “Realismo Mágico”, movimento literário latino-americano em que elementos fantásticos aparecem dentro de um contexto real.

Dentre suas obras mais conhecidas estão “Cem anos de solidão”, “Relato de um náufrago” e “Crônica de uma morte anunciada”.

Fonte: Ansa

About the Author

Rubens Rodrigues

Jornalista. Na equipe do O POVO desde 2015. Em 2018, criou o podcast Fora da Ordem e integrou as equipes que venceram o Prêmio Gandhi de Comunicação e o Prêmio CDL de Comunicação. Em 2019, assinou a organização da antologia "Relicário". Estudou Comunicação em Música na OnStage Lab (SP) e é pós-graduando em Jornalismo Digital pela Estácio de Sá.

View All Articles