Filme “O Ornitólogo” (Foto: Divulgação)

A escola Porto Iracema das Artes abre, nesta quarta-feira, 20, 145 vagas para cursos e oficinas de cinema queer, literatura e narrativas da imagem, dentre outros temas de formação. Essa é a rota do Programa de Formação Básica para julho próximo, com cursos de curta duração, pensados para as férias. Tudo gratuito.

Os cursos “Arte, bordado e experimentação”, da área de Artes Visuais, e “Cinema Queer”, de Audiovisual, já estão com inscrições abertas. Já as oficinas “Consciência Corporal: uma via de busca negativa” e “Clown e Comédia Física”, de Artes Cênicas, terão o período de inscrições aberto a partir da próxima segunda-feira, 25 de junho, mesma data de início para os cursos do Programa de Fotopoéticas: “Literaturas Periféricas” e “Territórios Fotográficos – Narrativas entre margens”.

Confira todos os detalhes dos cursos e oficinas.

Artes Visuais

O curso “Arte, bordado e experimentação”, que será ministrado pelas artistas Laura Moreira, Flávia Rodrigues e Wilma Farias e conta com 25 vagas disponíveis, é um convite à experimentação coletiva do gesto de bordar como expressão e produção artística. O bordado é entendido como condutor de narrativas poéticas, políticas, memórias e afetos. Além disso, o curso pretende tecer aproximações do bordado com a criação em arte contemporânea.

Carga horária: 30h/a
Período do curso: 9 a 27 de julho (Segundas, quartas e sextas), das 14h30 às 17h30
Pré-requisitos: Ensino Fundamental completo, acima de 16 anos. Não é necessário ter experiência prévia com bordado.
Inscrições: 20/06 a 01/07 no site do Porto
Processo seletivo: 02 a 04/07 – Primeira etapa / 06/07 – Segunda etapa

Audiovisual

O curso “Cinema Queer”, ministrado por Henrique Codato, oferta 30 vagas e propõe uma experiência de leitura e discussão de filmes nacionais e internacionais considerados queer para pensar sobre as novas formas de relação entre o olhar e a imagem que o cinema contemporâneo vem promovendo nos últimos anos, a fim de representar/fazer figurar sujeitos de sexualidade estigmatizada, cujas identidades – não-binárias, fluidas, nômades e performáticas – questionam política, estética e culturalmente a interdependência entre gênero e sexo que orienta o discurso heteronormativo dominante.

Carga horária: 25 h/a
Período: 16 a 27/07 (Segundas, quartas e sextas), das 09h às 13h
Pré-requisitos: Interessados em cinema a partir de 18 anos.
Número de vagas: 30
Inscrições: 20/06 a 08/07
Processo seletivo: 09 a 11/07 – Primeira etapa / 13/07 – Segunda etapa

Artes Cênicas

As Artes Cênicas estão ofertando duas oficinas para o mês das férias no Porto Iracema. São elas “Consciência Corporal: uma via de busca negativa”, com Débora Moreira, e “Clown e Comédia Física”, com Fred Raposo, cada uma com 20 vagas disponíveis.

A oficina “Consciência Corporal: uma via de busca negativa” tem como foco a preparação corporal do ator para o ato criativo. O princípio proposto como um caminho eficaz na busca dessa consciência corporal é a via negativa de Grostowski.

Já a formação “Clown e Comédia Física” entende o palhaço como um estado de atuação e o jogo cênico como seu principal lugar de investigação e criação. Assim, a formação propõe a aproximação com o personagem clownesco por meio de técnicas que proporcionem ao aluno espaços de improvisação e confrontação com o público.

Carga horária: 20 h/a (cada oficina)
Período: 23 a 27 de Julho (segunda a sexta-feira), das 14h às 18h
Pré-requisitos: Ensino Fundamental completo, acima de 16 anos. Experiência / Formação em Artes Cênicas
Número de vagas: 20
Inscrições: 25/06 a 08/07 no site do Porto
Processo seletivo: 09 a 13/07 – Primeira etapa /16 a 18/07 – Segunda etapa

Fotopoéticas

O programa de Fotopoéticas ofertará os cursos “Literaturas Periféricas”, com Rômulo Silva, Leo Silva e Gustavo Costa, e “Territórios Fotográficos – Narrativas entre margens”, com Marília Oliveira e Fernando Jorge. Cada um contará com 25 vagas.

O curso “Literaturas Periféricas” se propõe a registrar e difundir em fanzines (revistas marginais) a invenção cotidiana através de fotografias feitas em aparelhos celulares e escrita livre (poesia, relato, crônica) a partir da experiência na cidade e do olhar fotográfico. Esta fanzine será um híbrido que misturará imagens, diário de bordo, publicação marginal e stêncil. Através de fotografias, textos, poemas, rabiscos, desenhos, arte em xerox, colagem e stêncil, os participantes irão registrar narrativas outras sobre a cidade e seus habitantes. O objetivo é criar uma fanzine coletivamente (publicação impressa e autoral) que seja tanto um portfólio das fotografias como um diário de campo publicizado. A fanzine é uma das principais ferramentas para a expressividade e divulgação de si.

Carga horária: 45 h/a
Período: 16/7 a 11/8 (segunda, quarta e sexta), das 14h às 17h
Pré-requisitos: Ensino Fundamental completo, acima de 16 anos.
Número de vagas: 25
Inscrições: 25/06 a 04/07
Processo seletivo: 05 a 09/07 – Primeira etapa / 10 a 13/07 – Segunda etapa

No curso “Territórios Fotográficos – Narrativas entre margens”, os participantes poderão aprofundar desejos e estratégias para construir suas próprias narrativas em ensaios fotográficos. Serão desenvolvidos projetos a partir de diferentes abordagens do campo da fotografia, em um processo de aprendizagem que entrelaça linguagem e técnica. O curso incentiva a experimentação e o desenvolvimento autoral e criativo em diferentes áreas – fotojornalismo, fotografia de família, fotografia de moda, fotografia experimental – investigando as fronteiras e as contaminações entre elas. O aluno também terá acesso à discussão sobre edição e difusão da imagem, tanto em formatos e meios mais tradicionais, como nas novas mídias.

Carga horária: 30 h/a
Período: 17/7 a 16/8 (terça e quinta), das 18h30min às 21h30min
Pré-requisitos: Ensino Fundamental completo, acima de 16 anos. Formação básica em fotografia.
Número de vagas: 25
Inscrições: 25/06 a 04/07
Processo seletivo: 05 a 09/07 – Primeira etapa / 10 a 13/07 – Segunda etapa

Serviço

O quê: “Porto Iracema das Artes abre oferta de férias com 145 vagas para cursos e oficinas”
Quando: Inscrições a partir desta quarta-feira (20)
Onde: Aba Inscrições no site do Porto (www.portoiracemadasartes.org.br)
GRATUITO

About the Author

Rubens Rodrigues

Jornalista. Na equipe do O POVO desde 2015. Em 2018, criou o podcast Fora da Ordem e integrou as equipes que venceram o Prêmio Gandhi de Comunicação e o Prêmio CDL de Comunicação. Em 2019, assinou a organização da antologia "Relicário". Estudou Comunicação em Música na OnStage Lab (SP) e é pós-graduando em Jornalismo Digital pela Estácio de Sá.

View All Articles