Festival acontece de 4 a 10 de agosto deste ano, em Fortaleza

O Diamantino é destaque da seleção

O 28° Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema, que acontece de 4 a 10 de agosto em Fortaleza, divulgou nesta sexta-feira, 21, os oito filmes selecionados para a Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem. Foram quase 300 inscritos. Para esta edição, participam produções do Brasil, da Espanha, do Chile, da Colômbia e uma coprodução entre Brasil, Portugal e França. A lista de selecionados para a Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem será divulgada em breve.

O “Diamantino”, de Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt, é o grande destaque desta edição. O filme, vencedor do Grande Prêmio da Semana da Crítica no Festival de Cannes, é uma coprodução entre Brasil, Portugal e França. No longa, um famoso jogador de futebol, ao ver sua carreira em declínio, entra numa odisseia delirante em que confronta o neofascismo, se envolve com a crise de refugiados, modificação genética, até a busca pela origem da genialidade. O filme terá sua primeira exibição no Brasil durante o festival.

Dentre os escolhidos para a mostra de longas, estão três filmes brasileiros. A ficção “O Barco”, do cearense Petrus Cariry, é estreia nacional e é sobre uma mulher de uma comunidade de pescadores no Ceará. Com 26 filhos, ela terá o destino alterado pela chegada de um barco e de uma mulher misteriosa.

“Eduardo Galeano Vagamundo”, de Felipe Nepomuceno, e o documentário “Anjos de Ipanema”, de Conceição Senna, fazem sua estreia mundial. O primeiro conta a história do escritor uruguaio falecido em 2015, e o documentário fala sobre o Pier de Ipanema, ícone da contracultura e do surf no Rio de Janeiro dos anos 70.

Também estão na disputa quatro longas que terão estreia nacional. O espanhol “Petra”, de Jaime Rosales, que teve sua estreia mundial na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes; o chileno “Cabras de Merda”, de Gonzalo Justiniano; o colombiano fictício “Amália, a secretária”, de Andrés Burgos, e o documentário “Senhorita Maria, a saia da montanha”, de Rubén Mendoza, também colombiano.

As categorias da competição de longas são: Melhor Filme, Direção, Fotografia, Edição, Roteiro, Som, Trilha Sonora Original, Direção de Arte, Ator e Atriz. Os vencedores serão contemplados com o troféu Mucuripe. O jornalista Rodrigo Fonseca, convidado do festival, assina a curadoria dos longas junto a Margarita Hernández, coordenadora geral do Cine Ceará, e Wolney Oliveira, diretor do festival.

De acordo com o site do festival, serão divulgados em breve os selecionados para a Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem e para a Mostra Olhar do Ceará, bem como os filmes que terão exibição especial e a programação completa do Cine Ceará.

O 28º Cine Ceará é uma promoção da Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio da Casa Amarela Eusélio Oliveira, com apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, do Ministério da Cultura, via Secretaria do Audiovisual, e Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Secultfor. A realização é da Associação Cultural Cine Ceará e Bucanero Filmes.

Confira lista completa dos selecionados para a Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem:

Amália, a secretária
Andrés Burgos
Ficção, 103 min
Colômbia, 2017
(Estreia Nacional)

Anjos de Ipanema
Conceição Senna
Documentário, 90 minutos
Brasil, 2018
(Estreia Mundial)

Cabras de merda
Gonzalo Justiniano
Ficção, 118 minutos
Chile, 2017
(Estreia Nacional)

Diamantino
Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt
Ficção, 92 minutos
Brasil, Portugal, França. 2018
(Estreia Nacional)

Eduardo Galeano Vagamundo
Felipe Nepomuceno
Documentário, 72 minutos
Brasil, 2018
(Estreia Mundial)

O Barco
Petrus Cariry
Ficção, 72 minutos
Brasil, 2018
(Estreia Nacional)

Senhorita Maria, a saia da montanha
Rubén Mendoza
Documentário, 90 minutos
Colômbia, 2017
(Estreia Nacional)

Petra
Jaime Rosales
Ficção, 107 minutos
Espanha, 2018
(Estreia Nacional)

SERVIÇO
28° Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema
De 4 a 10 de agosto de 2018 em Fortaleza
Informações: www.cineceara.com
E-mail: contatos@cineceara.com
Tel: (85) 3055-3465
Grátis

(Redação O POVO Online)

Tagged in:

About the Author

Rubens Rodrigues

Jornalista. Na equipe do O POVO desde 2015. Em 2018, criou o podcast Fora da Ordem e integrou as equipes que venceram o Prêmio Gandhi de Comunicação e o Prêmio CDL de Comunicação. Em 2019, assinou a organização da antologia "Relicário". Estudou Comunicação em Música na OnStage Lab (SP) e é pós-graduando em Jornalismo Digital pela Estácio de Sá.

View All Articles