(Foto: Victor Gifoni)

“Como faz pra enterrar a saudade?” É com todo esse questionamento que Athila lança sua primeira música autoral: “O Que Você Vai Me Dizer?”. Disponível em todas as plataformas digitais, a música é o cartão de visita do cearense.

Athila Lacerda já cantava versões de músicas conhecidas em seu canal no YouTube. De Cazuza a Adele, o cantor de 25 anos sempre optou pela sensibilidade nas canções. Não a toa, seu primeiro single é um carta de amor musicada.

“Escrevi ‘O Que Você Vai Me Dizer?’ em 2015. Era uma carta, como a maioria das músicas que tenho, mas essa foi a mais dura de sair. A mais complicada de mostrar para alguém e colocar melodia”, diz. “Pensei nela porque a vejo extremamente íntima, minha. Outras pessoas poderiam se identificar também”.

Com músicos na família, Athila canta desde os seis anos de idade. Aos nove, entrou no Conservatório de Música Alberto Nepomuceno, onde teve aulas de piano. Já o violão, aprendeu a tocar sozinho.

Farmacêutico por formação, pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Athila morou nos Estados Unidos de 2013 a 2015, o que o inspirou a voltar a escrever. Em 2014, surgiu a necessidade de mostrar seu trabalho no YouTube.

Athila escreve desde os 13. “Era tudo bilhetinho, poema, pra mãe, pai, tia, vó. Fui escrevendo cartas maiores. Chegou um momento da adolescência que me deparei com uma caixa cheia de cartas e vi que algumas poderiam virar música. Um dia, minha mãe falou: ‘Por que você não escreve música, só carta?'”, conta. “Ainda escrevo cartas e coloco a melodia depois. É meu processo de composição, meu estilo”.

Para este ano, ele prepara mais duas músicas inéditas com o mesmo conceito, ele diz. “Para fechar um ciclo”.

(Capa: Carlos Almi)

Tagged in:

,

About the Author

Rubens Rodrigues

Jornalista. Na equipe do O POVO desde 2015. Em 2018, criou o podcast Fora da Ordem e integrou as equipes que venceram o Prêmio Gandhi de Comunicação e o Prêmio CDL de Comunicação. Em 2019, assinou a organização da antologia "Relicário". Estudou Comunicação em Música na OnStage Lab (SP) e é pós-graduando em Jornalismo Digital pela Estácio de Sá.

View All Articles