Por Gabrielle Zaranza

Com início em 1999, o evento reafirma uma cena de rock pulsante

Banda Corja! toca no primeiro dia (Foto: Silvio Romero)

A próxima sexta-feira, 20, dará início à 18ª edição do festival de rock ForCaos. O evento reúne bandas de diferentes regiões do País desde 1999. A Corja!, formada por veteranos; a paulista DER e a tradicional do Rio Grande do Norte Deadly Fate realizam a abertura do evento no palco do Theatro José de Alencar, às 17h30min. Neste ano, 18 bandas foram selecionadas para participar.

Veja a programação do ForCaos 2018 aqui

O festival terá continuidade no próximo fim de semana. Na sexta-feira, 27, o evento acontece no Palco Vila das Artes. Já no sábado, 28, e no domingo, 29, será no Palco Dragão do Mar, sempre às 18 horas.

Outros destaques do evento são a paulista Surra, banda politizada que tem tido destaque na cena underground nacional; a pernambucana Decomposed God, veteranos do death metal nordestino, e a local de grindcore Facada, que vai lançar um LP no evento.

O festival contará, ainda, com o lançamento do livro da banda S.O.H., intitulado Siege of Hate: Em Rota de Colisão, às 16 horas do domingo, 29, em frente ao planetário do Dragão do Mar.

Banda paulistana Surra (Foto: Estevam Romera)

O ForCaos surgiu como uma alternativa ao Fortal, reafirmando a produção de rock do País. “Na época, tínhamos uma associação com 27 bandas e uma sede. Improvisamos equipamento e cenário e realizamos. Muita gente participou”, lembra Amaudson Ximenes, da Associação Cultural Cearense do Rock, realizadora do evento.

Ele ressalta que a realização do festival não é simples e depende da persistência dos organizadores. “O festival são as pessoas que organizam. A gente faz por amor, sem intenção de lucro. Gostamos muito do que fazemos”, explica.

“Não é fácil manter uma banda de rock em Fortaleza, temos muito gasto e pouco incentivo”, conta o organizador, que, mesmo com as dificuldades, enxerga o cenário local como rico e diverso. “Ainda temos de brigar por espaço e lidar com o preconceito, mas somos gigantes”, conclui.

Os grupos são escolhidos em processo seletivo online, através de uma curadoria composta por músicos especialistas no gênero. Para participar do processo das próximas edições, basta preencher formulário disponibilizado no site.

(Matéria originalmente publicada no Vida&Arte)

About the Author

Rubens Rodrigues

Jornalista. Na equipe do O POVO desde 2015. Em 2018, criou o podcast Fora da Ordem e integrou as equipes que venceram o Prêmio Gandhi de Comunicação e o Prêmio CDL de Comunicação. Em 2019, assinou a organização da antologia "Relicário". Estudou Comunicação em Música na OnStage Lab (SP) e é pós-graduando em Jornalismo Digital pela Estácio de Sá.

View All Articles