(Foto: Divulgação)

O documentário “Fevereiros“, de Marcio Debellian, estreia na próxima quinta-feira, 14, em Fortaleza. O longa sobre Maria Bethânia a partir do vitorioso desfile da Mangueira em sua homenagem, em 2016, será exibido no Cinema do Dragão.

Filme mostra a construção do carnaval da escola de samba, dos desenhos das primeiras alegorias aos desfiles na avenida.

“O que me interessou desde o início, independente do resultado que o Carnaval viria a ter, foi o recorte que a Mangueira escolheu para o enredo”, diz o diretor. “Entre as inúmeras possibilidades de se homenagear Maria Bethânia, a escola escolheu tratar da sua devoção religiosa, do seu sincretismo pessoal que junta o candomblé, devoção católica e sabedorias herdadas dos índios”.

“Fevereiros” rodou 29 festivais de cinema pelo mundo, passando por países como Canadá, França, Rússia, Suíça, Espanha, Itália, Chile, Uruguai, Congo e Senegal. É vencedor do prêmio de Melhor Filme no 10º IN-Edit Brasil e recebeu Menção Honrosa do Júri na competitiva Ibero-americana do 36º Festival Internacional do Uruguai.

A exibição na Capital cearense chega duas semanas após estreia nacional.

About the Author

Rubens Rodrigues

Jornalista. Na equipe do O POVO desde 2015. Em 2018, criou o podcast Fora da Ordem e integrou as equipes que venceram o Prêmio Gandhi de Comunicação e o Prêmio CDL de Comunicação. Em 2019, assinou a organização da antologia "Relicário". Estudou Comunicação em Música na OnStage Lab (SP) e é pós-graduando em Jornalismo Digital pela Estácio de Sá.

View All Articles