Por João Gabriel Tréz

Extrapolando fronteiras entre diferentes plataformas e estimulando o consumo de literatura autoral cearense, o podcast Antologia chega hoje às plataformas digitais. Produzido pelos jornalistas do O POVO Rubens Rodrigues e Isabel Costa, o Antologia integra o projeto Letras&Livros, do Vida&Arte.

O produto que estreia hoje, com apresentação de Isabel, tem periodicidade semanal e traz uma proposta diferente: os episódios, liberados sempre às terças-feiras, abrem com a leitura de contos de ficção dos autores convidados seguido por um debate sobre temas relacionados ao universo literário, como mercado, escrita e processo criativo; já em cada sábado posterior à postagem do episódio daquela semana, os contos lidos irão ganhar espaço nas páginas da edição impressa do V&A acompanhados de ilustrações criadas especificamente para cada produção.

https://open.spotify.com/show/31cuxJC9XQXX0Xh8j1P1TC

“Letras&Livros é uma plataforma para incentivar a literatura cearense, fazendo difusão de novos autores – especialmente aqueles que não têm espaço no mercado editorial mais formal”, explica Isabel. “Em 2018, aconteceu um evento chamado Letras&Livros, no dia 12 de junho, que foi de grande capilaridade e movimentou a cena literária. Pensando nisso, o Vida&Arte resolveu ampliar a plataforma e trabalhar em 2019 – ano em que celebra seus 30 anos -, apostando em novas frentes”, avança a jornalista.

Estão previstos no escopo do projeto a exibição de um programa de TV, a publicação dos contos no V&A, a veiculação de um quadro no Programa Vida&Arte da NovaBrasil FM (106,5) e nova edição do evento Letras&Livros marcada para 5 de julho, para além do podcast Antologia.

Primeira temporada

Primeiro episódio é “Sobre Dentes”, com Zélia Sales (Foto: Aurélio Alves/O POVO)

A curadoria dos contistas de Antologia foi feita por Rubens e Isabel, que convidaram e provocaram autores independentes a enviarem seus escritos para o projeto.

Compõem a primeira temporada do podcast: Sobre Dentes, de Zélia Sales, marcando a estreia; Errar é humano e Segredo, ambos de Antônio Lacarne; As almas penadas do açude grande, de Bruno Paulino; Dezesseis pobres primaveras, de Argentina Castro; e Eu Sinto Medo e Jaguaribe, beira de rio, ambos de Ayla Andrade.

Os ilustradores que acompanham a publicação dos contos nos sábados do V&A são, respectivamente, Raisa Christina, Carlus Campos, Domitila Andrade, Dhiovana Kécia e Jéssica Gabrielle Lima. Em todos os episódios do podcast, os contos são lidos com interpretação da atriz Jéssica Teixeira.

Podcasts

A aposta nos podcasts, inclusive, tem sido alta no Grupo O POVO, que produz outros podcasts, como Fora da Ordem – publicado semanalmente neste blog, Recorte, Futcast e O Orgulho Contra Ataca, por exemplo.

https://open.spotify.com/show/2qlzZX3xeWzYjYX78Tr6QM

Com a popularidade cada vez maior do formato, a Associação Brasileira de Podcasters (Abpod), em parceria com a rádio CBN, realizou a PodPesquisa 2018, que revelou diferentes comportamentos e preferências do público ouvinte. Segundo a publicação, a entrevista e os audiobooks (contos/histórias) são, respectivamente, o terceiro e o quarto mais citados como formatos de maior interesse – foram ouvidas mais de 22 mil pessoas para a pesquisa.

A união do jornalismo e da ficção promovida no mais novo podcast do O POVO o coloca em posição de vanguarda no Brasil.

“O Antologia surge de uma vontade de projetar autores independentes e que conhecem as dificuldades para publicar. Daí a necessidade de juntar ficção e jornalismo. Se de um lado o projeto foi criado como plataforma para contar essas histórias que estão sendo concebidas no Ceará – de forma descentralizada, já que a gente não traz apenas escritores de Fortaleza -, de outro havia também a necessidade de dizer quem são essas pessoas. É importante conhecer quem escreve, o que acaba sendo uma característica forte dessa primeira temporada. Ajudar a difundir esses nomes é um posicionamento. E esse hibridismo é, de certa forma, novo. Existem podcasts de ficção dentro e fora do Brasil, mas estamos propondo um diálogo que é muito genuíno do V&A”, considera Rubens.

O Antologia também entra para a programação semanal de podcasts do Blog, sempre às terças-feiras.

About the Author

Rubens Rodrigues

Jornalista. Na equipe do O POVO desde 2015. Em 2018, criou o podcast Fora da Ordem e integrou as equipes que venceram o Prêmio Gandhi de Comunicação e o Prêmio CDL de Comunicação. Em 2019, assinou a organização da antologia "Relicário". Estudou Comunicação em Música na OnStage Lab (SP) e é pós-graduando em Jornalismo Digital pela Estácio de Sá.

View All Articles