Por Gabrielle Zaranza

Contos de terror criados por H.P. Lovecraft entre 1920 e 1930 se transformaram em quadrinhos nas mãos do escritor cearense Cayman Moreira, 58, em 2019.

O artista roteirizou, desenhou e quadrinizou três contos de Lovecraft: A gravura na casa maldita (1921); O horror no museu (1933) e Encerrado com os Faraós (1924). O resultado do trabalho de cerca de um ano é a graphic novel H.P. Lovecraft: além do desconhecido (publicado pela Editora de Cultura), com lançamento na noite desta quinta-feira, 5, na Galeria Varanda Mall.

Página de “A Gravura na Casa Maldita”

O processo de pesquisa de Cayman sobre Lovecraft começou ainda na adolescência, motivado por uma curiosidade juvenil. O autor conta ter se fascinado por Lovecraft e o universo que o escritor construiu para si através de suas histórias.

“Ele tem uma diversificação ficcionista, é chamado de O pai de horror cósmico porque costuma falar de entidades que vieram do espaço e caíram na terra antes mesmo do nascimento da humanidade. Fiz uma compilação desses três contos há muito tempo. Quando tive contato com a Editora, já tinha a ideia pronta”, explica. Visando o ineditismo, o artista optou por contos pouco ou quase nunca quadrinizados antes, de acordo com ele.

Estudando há cerca de 45 anos todo tipo de ilustração, o artista tem preferência pelo terror na ficção. Ele conta que o roteiro é fiel aos contos, com adaptações ao formato imagético. “Fui guiado pelas palavras dele no livro. Ele é muito denso na sua narrativa, então algumas coisas podem ser representadas pelas imagens. Nem tudo que funciona na literatura funciona nos quadrinhos”, comenta.

Outras duas edições de graphic novel estão previstas para lançamento até 2020. A segunda será de Nas montanhas da loucura, um romance de Lovecraft; e a terceira será composta de outros três contos do autor.

Capa da graphic novel “H.P. Lovecraft: Além do Desconhecido”

Serviço

Lançamento de “H.P. Lovecraft: Além do Desconhecido”
Nesta quinta, 5, às 18 horas
Na Galeria Varanda Mall (av. Dom Luís – Aldeota)
Livro custa R$ 49,90

Matéria originalmente publicada no Guia Vida&Arte desta quinta, 5.

About the Author

Rubens Rodrigues

Jornalista. Na equipe do O POVO desde 2015. Em 2018, criou o podcast Fora da Ordem e integrou as equipes que venceram o Prêmio Gandhi de Comunicação e o Prêmio CDL de Comunicação. Em 2019, assinou a organização da antologia "Relicário". Estudou Comunicação em Música na OnStage Lab (SP) e é pós-graduando em Jornalismo Digital pela Estácio de Sá.

View All Articles