Por Alexia Vieira e Lia Bruno

Grupo de K-Pop Spectrum se apresentou em Fortaleza no dia 20 de outubro (Foto: Lia Bruno)

No terceiro destino de sua turnê pelo Brasil, o grupo de K-pop Spectrum chegou a Fortaleza para show em outubro último. Logo no Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins, os seis membros foram recepcionados calorosamente pelas fãs cearenses.

No show, cantaram os singles “Light It Up” e “After Party“, dançaram com um grupo cover da Cidade, conversaram com a plateia por meio de uma intérprete e até arriscaram com um pouco de português.

Em entrevista ao Fora da Ordem, o líder do grupo, Minjae, revelou ter sido surpreendido pelo acolhimento das brasileiras. Por ser de um País tão distante, ele afirmou que não imaginava ter tantas fãs no Brasil. As mais de 30 horas de viagem para atravessar o Pacífico compensaram e Minjae já pensa em voltar mais vezes.

https://open.spotify.com/episode/5gY5SeQVnVHcdQLrYVK9Ln?si=p7W1MF2RRDe-fq9x1iM8bg

Além do show de Fortaleza, que ocorreu no shopping Riomar Kennedy, no dia 20 de outubro, o sexteto passa por outros 13 locais. Spectrum está desde o início do mês passado no Brasil e já fez shows em Mogi das Cruzes, Recife, Florianópolis, Porto Alegre, Belo Horizonte e Campinas.

Até dezembro próximo, a turnê segue por São Paulo, Rio de Janeiro, Belém, Curitiba, Manaus, Salvador, Goiânia e Brasília. A passagem também conta com aparições em canais de TV no Brasil. Neste sábado, 2, participam do programa “É de casa”, da TV Globo.

Redes Sociais

Para conquistar os fãs fora da Coreia do Sul, o vocalista Dongkyu afirma que o grupo passou a investir ainda mais tempo nas redes sociais. A conexão com as Lantanas, nome do fã-clube do Spectrum, também não foi barrada pela linguagem.

Semanalmente vídeos do grupo entrando em contato com a cultura brasileira estão sendo postados pela empresa responsável por trazê-los ao Brasil.

Em alguns desses vídeos, os meninos aparecem tendo aula de português. Para estreitar ainda mais os laços com as brasileiras, o Spectrum faz cover da música “Meu Abrigo”, do trio Melim, em todos os shows. E foi com essa canção que o grupo foi recepcionado no aeroporto de Fortaleza.

No Twitter e Instagram, os membros compartilharam fotos dos lugares que visitaram até agora. Em São Paulo, eles foram ao Beco do Batman, andaram pelas ruas do bairro Liberdade e visitaram a escola de samba Dragões da Real.

Fortaleza

Em Fortaleza, o grupo foi a um restaurante na praia. Minjae disse acreditar que sofreria um grande choque de cultura durante a turnê, mas não foi o caso. Ele sente que aspectos como a comida e o comportamento das pessoas têm semelhanças com os de seu país natal.

Os jovens gostaram da “vibe relaxada” da Capital cearense. No dia a dia, na Coreia, como muitos dos grupos de K-pop, o Spectrum faz ensaios por longas jornadas.

De acordo com o vocalista Jaehan, eles chegam a completar 10 a 12 horas diárias, cinco a seis vezes por semana, dentro dos estúdios. Agora, em meio à turnê, tudo é novo. Mesmo precisando trabalhar, para eles, a sensação é de que estão  apenas viajando.

About the Author

Rubens Rodrigues

Jornalista. Na equipe do O POVO desde 2015. Em 2018, criou o podcast Fora da Ordem e integrou as equipes que venceram o Prêmio Gandhi de Comunicação e o Prêmio CDL de Comunicação. Em 2019, assinou a organização da antologia "Relicário". Estudou Comunicação em Música na OnStage Lab (SP) e é pós-graduando em Jornalismo Digital pela Estácio de Sá.

View All Articles