Por Ismia Kariny

A fotografia premiada foi um dos registros feitos por Alex Gomes durante os ataques das facções criminosas contra as instituições do Estado, em janeiro deste ano, para o jornal O POVO

“Periferia Sitiada” venceu na categoria Foto Individual (Foto: Alex Gomes/O POVO)

Estudantes foram premiados na 18ª edição do Festival NOIA de Audiovisual Universitário, que terminou nessa sexta-feira, 6, no Sesc Ceará. O Festival reúne curtas-metragens, grupos musicais e trabalhos fotográficos realizados por universitários. Dentre os vencedores, o filme “O verbo se fez carne” e as bandas Santos de Uma Esquina e Gravatas Borboletas.

Entre os agraciados com o prêmio NOIA está o fotógrafo do jornal O POVO, Alex Gomes, que recebeu pela segunda vez o prêmio de Fotografia Individual – a primeira foi em 2017. A fotografia premiada foi “Periferia Sitiada”, um dos registros que Alex fez durante os ataques de facções criminosas contra as instituições do Estado, em janeiro deste ano, no Conjunto Palmeiras.

A fotografia de Alex mostra a cena de um caminhão em chamas, onde o fogo se alastrava para o carro de passeio ao lado, enquanto havia pessoas caminhando como “se nada tivesse acontecido”. “Elas estão tão acostumadas com a violência que aquele episódio era uma coisa banal. A foto representava isso, a violência na comunidade”, explica Alex Gomes.

Veja lista completa dos vencedores:

Mostra Brasileira de Cinema Universitário

Júri da crítica: O verbo se fez carne, de Ziel Karapotó
Júri popular: Mãos de Barro, de Savia Mirella
Júri bolsistas: Copacabana Madureira

Mostra Cearense de Fotografia Universitária

Melhor fotografia individual: Periferia Sitiada, de Alex Gomes
Melhor série fotográfica: Casca-Carne, de Bárbara de Moira

Mostra Cearense de Cinema Universitário

Júri popular: Galdino, de Talita Machado

Mostra Cearense de Bandas Universitárias

Melhor Música Autoral: Acaba Não Mundão, da TRVIBE
Melhor Banda Júri Popular: Santos de Uma Esquina
Melhor Banda Júri Oficial: Gravatas Borboletas

https://open.spotify.com/episode/3jq8MW6LWMPZNNJZdtt5av

About the Author

Rubens Rodrigues

Jornalista. Na equipe do O POVO desde 2015. Em 2018, criou o podcast Fora da Ordem e integrou as equipes que venceram o Prêmio Gandhi de Comunicação e o Prêmio CDL de Comunicação. Em 2019, assinou a organização da antologia "Relicário". Estudou Comunicação em Música na OnStage Lab (SP) e é pós-graduando em Jornalismo Digital pela Estácio de Sá.

View All Articles