Fora da Ordem

Cinema de Fortaleza celebra centenário de Federico Fellini com mostra gratuita

Marcello Mastroianni interpreta alter-ego de Fellini em “Oito e Meio”

Começa nesta terça-feira, 3 de março, a mostra especial 100 Anos de Federico Fellino, no Cineteatro São Luiz Fortaleza. O cinema vai exibir cinco filmes, todos com entrada gratuita e distribuição dos ingressos uma hora antes de cada sessão.

Serão exibidos os longas “A Voz da Lua“, “Os Boas Vidas“, “Julieta dos Espíritos“, “Oito e Meio” e “A Doce Vida“. Fellini nasceu em 20 de janeiro de 1920 e recebeu o Oscar honorário em 1993, ano de sua morte, pelo conjunto da obra.

Terça-feira, dia 3

14h – A Voz da Lua (França, Itália | 1990)
Duração: 2 horas
Legendado

O lunático Salvini (Roberto Benigni) observa o mundo de maneira diferente, procurando sempre achar o seu lado poético, como se a lua o guiasse. Ele lembra-se de sua avó quando observa um grupo de homens assistindo a uma mulher trocando de roupa pela janela.

16h30 – Os Boas Vidas (Itália | 1953)
Duração: 1h43
Legendado

Em Rimini, uma pequena cidade italiana, Moraldo, Alberto, Fausto, Leopoldo e Riccardo formam um grupo que nada mais faz do que passar o seu dia-a-dia em farras, conquistas amorosas ou estando numa qualquer esplanada ou salão de jogos. São sustentados pelos pais e não têm vontade nenhuma de trabalhar. No entanto, esse modo de vida acaba para Fausto quando engravida a irmã de Moraldo e, à pressa, é obrigado a casar. Uma responsabilidade que ele não quer, até porque a paixão libertina pelas mulheres continua acesa… O filme foi filmado nas cidades de Florença, Rimini e Viterbo, participou do Festival de Veneza de 1954 e venceu o Leão de Ouro.

Quarta-feira, dia 4

16h – Julieta dos Espíritos (França, Alemanha, Itália | 1965 )
Duração: 2h19
Legendado

Julieta é uma mulher burguesa que vive confortavelmente em uma luxuosa casa com o marido e duas empregadas. Seus pais e sua família a distraem um mundo higienizado. Mas ela descobre que seu marido, ela adora ingenuamente, tem sido infiel, se abrindo para um grande mundo mental em que seu espírito se mistura em sonho e realidade. Julieta deixa de lado o conformismo burguês e se revela um ser de extraordinária riqueza interior.

Quinta-feira, dia 5

16h30 – A Voz da Lua (França, Itália | 1990)
Duração: 2 horas
Legendado

19h – Oito e Meio (França, Itália | 1963)
Duração: 2h18
Legendado

Prestes a rodar sua próxima obra, o cineasta Guido Anselmi (Marcello Mastroianni) ainda não tem ideia de como será o filme. Mergulhado em uma crise existencial e pressionado pelo produtor, pela mulher, pela amante e pelos amigos, ele se interna em uma estação de águas e passa a misturar o passado com o presente, ficção com realidade.

Sexta-feira, dia 6

14h – Julieta dos Espíritos (França, Alemanha, Itália | 1965 )
Duração: 2h19
Legendado

16h45 – Os Boas Vidas (Itália | 1953)
Duração: 1h43
Legendado

Anita Ekberg e Marcello Mastroianni em “A Doce Vida”, de Fellini

19h – A Doce Vida (França, Itália | 1960)
Duração: 2h54
Legendado

Roma, início dos anos 60. O jornalista Marcello (Marcello Mastroianni) vive entre as celebridades, ricos e fotógrafos que lotam a badalada Via Veneto. Neste mundo marcado por um vazio existencial, frequenta festas, conhece os tipos mais extravagantes e descobre um novo sentido para a vida.

Sábado, dia 7

13h30 – Oito e Meio (França, Itália | 1963)
Duração: 2h18
Legendado

16h30 – A Doce Vida (França, Itália | 1960)
Duração: 2h54
Legendado

Serviço

Mostra especial: 100 Anos de Federico Fellino
Cineteatro São Luiz Fortaleza
Gratuito, com distribuição dos ingressos 1h antes de cada sessão

Recomendado para você

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *