Seja pelo primeiro terço da Série A, antes da Copa do Mundo, com cinco pontos conquistados em 36 disputados; seja pelos empates seguidos contra Santos e Atlético-PR no PV ou pela derrota diante do Bahia, boa parte da torcida do Ceará passou por momentos de profundo desânimo em relação ao desempenho da equipe na competição.

A realidade que se construiu após a Copa é muito diferente e a vitória sobre a Chapecoense, neste domingo, por 3 a 1, é o retrato perfeito e acabado deste momento do clube, restando agora 11 partidas para o fim do campeonato.

Depois de um primeiro tempo em que foi muito mal, entrando desatento e sendo dominado, buscou no vestiário, na força da torcida – 27.485 pagantes – e em nova postura em campo o mais importante resultado do caminho até aqui, fazendo três gols pela primeira vez nesta edição da Série A. No Castelão, mais importante do que as atuações individuais – Valdo, Arthur e Leandro Carvalho marcaram os gols – foi a atuação coletiva de uma grupo que sabe exatamente onde precisa chegar.

Com 14 pontos em oito jogos, o Ceará tem a quinta melhor campanha do returno. São quatro vitórias, dois empates e duas derrotas, aproveitamento de 58,3%. No pós Copa, a equipe também tem a quinta melhor campanha, com 25 pontos conquistados em 45 possíveis.

Na classificação geral, o Alvinegro agora soma 30 pontos e deixa a zona de rebaixamento sem depender de outros resultados, algo que não ocorria desde a segunda rodada da Série A.

Como disse o técnico Lisca, o Ceará conseguiu com muito esforço se credenciar para lutar contra o rebaixamento. E tem ido atrás de tal objetivo entregando o que pode com o elenco que tem. Com mais cinco vitórias, chegando aos 45 pontos, consegue permanecer na Série A.

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles