Foto: Julio Caesar

A intensidade do jogo do Fortaleza contra o Vitória, nesta segunda (4×0 no placar) chamou atenção. Desde o primeiro minuto de partida a equipe mostrou um ímpeto físico e tático de quem tinha convicção que ali estava sendo disputado o principal encontro de 2019 até então. E foi justamente quando o elenco conseguiu fazer sua melhor atuação.

Com uma linha ofensiva composta por Osvaldo na esquerda, Junior Santos e Wellington Paulista centralizados e Edinho se movimentando por todos os lados, o Fortaleza encurralou um frágil Vitória. É verdade que por vezes a precipitação na tomada de decisões e a ausência de um jogador mais cerebral para organizar o meio-campo fizeram falta, mas as compensações resolveram, especialmente a ótima fase de Osvaldo e o faro de gol de Junior Santos (são 10 com a camisa tricolor), que voltou a aparecer depois de uma sequência de partidas perdendo chances claras (inclusive nos dois jogos contra o Ceará).

No primeiro tempo, apesar dos dois gols, o time não criou outras oportunidades claras, mas também não sofreu absolutamente nada defensivamente. Na segunda etapa, além dos gols de Edinho (já tinha finalizado quatro vezes muito mal até fazer tento) e Dodô, o time construiu pelo menos outras cinco oportunidades evidentes e seguiu com uma ótima postura defensiva, com os laterais subindo pouco e os zagueiros Quintero e Roger se destacando nas antecipações.

Ao Vitória, a partida serviu como mais um alerta para tentar se livrar da péssima temporada. Eliminado na primeira fase da Copa do Brasil e do Campeonato Baiano, a equipe chegou até as quartas de final da Copa do Nordeste com sete empates e uma derrota. Com outro insucesso diante do Fortaleza, deixa a competição sem vencer. Para a Série B é preciso uma mudança de postura urgente.

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles