Dentre os 60 países mais pacíficos do mundo, dois são de língua oficial portuguesa. O Índice Global de Paz de 2016 foi divulgado nesta quarta-feira (8) pelo Instituto para Economia e Paz e trouxe Portugal na quinta posição e Timor-Leste na 56ª. Ao todo, 163 nações foram listadas.

O Brasil ficou na 105ª colocação, tendo perdido 16 posições desde o último levantamento, em 2013. Guiné Equatorial (62ª), Moçambique (68ª) e Angola (98ª) também ficaram na frente dos brasileiros no âmbito dos países que compõem a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Do último levantamento até agora, Portugal foi o país que apresentou a maior evolução dentre os países da CPLP e da Europa. Em 2013, os portugueses tinham ficado na 14ª colocação, saltando para a 5ª, a ficar atrás apenas da Islândia, Dinamarca, Áustria e Nova Zelândia.

Mais violentos
De acordo com o Índice, a Síria é o país mais violento do mundo. Na sequência vem Sudão do Sul, Iraque, Afeganistão, Somália e Iêmen. A Rússia ficou na 151ª colação (de 162).

Índice
O Índice Global de Paz é uma iniciativa do Instituto para Economia e Paz, com sede em Sydney, na Austrália, e é elaborado a partir de 23 indicadores qualitativos e quantitativos, como conflitos nacionais e internacionais, segurança na sociedade ou militarização. No total, 163 nações integram o estudo, cobrindo 99,7% da população mundial.

Confira o desempenho dos países de língua portuguesa analisados:

Tagged in:

, ,

About the Author

Elves Rabelo

Jornalista, pós-graduado em Assessoria de Comunicação e, atualmente, atua em Comunicação Institucional. . Sugestões de pauta: elvesarabelo@gmail.com

View All Articles