A iniciativa conta com representantes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. (Foto: Divulgação JFSAO)

De 4 a 7 deste mês, Coimbra, em Portugal, será palco da iniciativa “Sons, saberes e sabores da lusofonia”, uma ação cultural de países ligados pela língua portuguesa, com gastronomia, artesanato, tertúlias e animação musical todos os dias.

A ação acontecerá na praça Cabo Verde e na praça Infante D. Henrique, no bairro de Norton de Matos, das 17h às 23h, nos três primeiros dias. No último (sábado, 7), o evento realizar-se-á das 12h à 00h.

A iniciativa é da Junta de Freguesia de Santo Antônio dos Olivais com envolvimento de representantes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Programação
– 4 de julho (quarta-feira)
17h – Inauguração do certame, com sessão de boas-vindas pelo presidente da Junta de Freguesia de Santo Antônio dos Olivais e Beirão de Honra.

18h – Tertúlia “Coimbra e a Lusofonia: Uma língua que nos une”, com cônsules dos países lusófonos, moderada por Pires Laranjeira (professor da FLUC).

Danças Afro-Latinas: Tribo da Dança.

Tendas dos Sabores (mostra de gastronomia, artesanato, pintura, bijuteria).

Animação Musical com seleção do DJ Vicente Neto.

– 5 de julho (quinta-feira)

17h30 – Discurso do embaixador da República de Cabo Verde.

18h – Palestra “Cabo Verde: Visões, Utopias e Encruzilhadas”, com Sérgio Neto, Julião Soares e o embaixador de Cabo Verde, moderada por Carlos Frederico (presidente da Associação Maense em Portugal).

19h – Apresentação do livro “Ilha do Maio – do Berço do Porto Inglês à Diáspora.

Tendas dos Sabores (mostra de gastronomia, artesanato, pintura, bijuteria).

Animação musical com seleção do DJ Vicente Neto.

– 6 de julho (sexta-feira)

17h30 – Encontro com a escritora e contadora de histórias são-tomense Olinda Beja (comendadora dos países irmãos Brasil-São Tomé e Príncipe).

19h – Assinatura de protocolo com a Casa de Angola, Associação IUNA e Associação Maense em Portugal.

Danças Afro-Latinas: Tribo da Dança

Tendas dos Sabores (mostra de gastronomia, artesanato, pintura, bijuteria).

Animação musical com seleção do DJ Vicente Neto.

– 7 de julho (sábado)

15h – Recepção ao Corpo Diplomático.

16h – Tertúlia “A(s) literatura(s) de língua portuguesa nas margens do Atlântico e do Índico”, com Delmar Gonçalves (Moçambique), José Luís Hopffer Almada (Cabo Verde), Luís Costa (Timor-Leste), Lopito Feijóo (Angola) e moderação de Rui Amado.

Visita guiada – Pintura de Lótus Chung, o projeto Palavra Pintada, arte em t-shirt e em calçado desportivo, de Élia Sofia Ramalho (tenda de Timor-Leste).

Tendas dos Sabores (mostra de gastronomia, artesanato, pintura, bijuteria).

21h – Sarau Multicultural com Judepina & Banda, Grupo de dança Mabunda Sisters, cantor Mirex-G, Grupo de Dança Tradicional N’Gola e declamação poética.

Desfile de moda.

Tagged in:

, ,

About the Author

Elves Rabelo

Jornalista, pós-graduado em Assessoria de Comunicação e, atualmente, atua em Comunicação Institucional. . Sugestões de pauta: elvesarabelo@gmail.com

View All Articles