Em 2019, a cidade da Praia, em Cabo Verde, acolherá a IV Conferência Internacional sobre o Futuro da Língua Portuguesa no Sistema Mundial. O objetivo do evento é evidenciar o caráter global e plural da língua, como preconizado na Resolução do Plano de Ação de Díli, emanado da 22ª Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que ocorreu em Brasília, em 2017.

A realização da conferência foi celebrada pelos chefes de Estado e de Governo da CPLP que estiveram presentes no 12º Encontro de Chefes de Estado e de Governo que aconteceu no último mês de julho. Na ocasião, os presidentes e primeiros-ministros dos Estados-membros da CPLP enalteceram a língua portuguesa como língua da solidariedade, da democracia, da cidadania e, enquanto veículo de expansão das sociedades, de desenvolvimento dos povos, de transmissão de valores e de passagem de testemunho para as novas gerações.

Na Declaração sobre a Língua Portuguesa na CPLP firmada no mesmo evento, foram destacados também, entre outros pontos, os avanços na identificação e concretização de estratégias globais para a promoção e a difusão da língua portuguesa, constantes nos Planos de Ação de Brasília (2010), Lisboa (2013) e Díli (2016), que destacaram o seu alcance mundial, o seu valor econômico e a sua importância no reforço da capacidade técnica e científica, no empreendedorismo e na economia criativa, traduzidos na aplicação gradativa do Acordo Ortográfico de 1990, na elaboração do Vocabulário Ortográfico Comum da CPLP, na elaboração das Terminologias Científicas e Técnicas Comuns da CPLP e no Portal do Professor de Português Língua não Materna.

Declaração sobre a Língua Portuguesa na CPLP.

About the Author

Elves Rabelo

Jornalista, pós-graduado em Assessoria de Comunicação e, atualmente, atua em Comunicação Institucional. . Sugestões de pauta: elvesarabelo@gmail.com

View All Articles