O vencedor receberá 550 contos e terá sua obra publicada em Cabo Verde e Portugal. (Foto: Freepik)

Cidadãos cabo-verdianos – que residem no país ou fora dele – ou estrangeiros que vivem no arquipélago há mais de cinco anos podem se inscrever, até sexta-feira (31), para a primeira edição do Prêmio Literário Arnaldo França. A competição passará a exaltar, anualmente, escritores cabo-verdianos com cerca de 550 contos e publicação da obra no país e em Portugal. Os trabalhos inscritos necessitam ser originais, inéditos e em língua portuguesa.

O objetivo do Prêmio é homenagear o escritor cabo-verdiano Arnaldo França, falecido em 2015, e promover a produção literária no arquipélago, colocando a Imprensa Nacional de Cabo Verde (INCV), organizadora do evento, mais próxima da sociedade. “É um prêmio que vai fazer com que as pessoas possam ter, de fato, uma outra imagem da INCV. O nosso propósito é incentivar os escritores ou futuros escritores a divulgarem as suas obras”, afirma o administrador da INCV, Miguel Semedo, em entrevista ao A Nação.

O vencedor será conhecido no dia 15 de outubro deste ano, escolhido pelo júri composto por Vera Duarte (presidente), Daniel Medina e Paula Mendes. Além da premiação principal, há a possibilidade de serem concedidas duas menções honrosas, de acordo com a apreciação do júri quanto à qualidade dos textos apresentados.

Arnaldo França
Arnaldo Carlos de Vasconcelos França nasceu na cidade da Praia em 1925 e morreu em 2015. Reconhecido como poeta, ensaísta, acadêmico, crítico, estudioso e historiador da literatura cabo-verdiana, é um dos nomes maiores da cultura de Cabo Verde.

Licenciado em Ciências Sociais e Políticas pela Universidade Técnica de Lisboa, cedo se integrou no movimento literário Certeza, surgido em Cabo Verde em 1944. Esteve na gênese do Ensino Superior do país africano e contribuiu para resgatar do esquecimento e valorizar escritores como Guilherme Dantas ou Evaristo de Almeida, entre outros.

About the Author

Elves Rabelo

Jornalista, pós-graduado em Assessoria de Comunicação e, atualmente, atua em Comunicação Institucional. . Sugestões de pauta: elvesarabelo@gmail.com

View All Articles