Olá! A coluna Todos os Sons de hoje traz na bagagem Damon Albarn e seus androides, o clipe novo do Tune-Yards, o livro de memórias de Kim Gordon e o fim do Crystal Castles. Aumente o som!

CANÇÃO PARA ROBÔS

damon

A convite do Creators Project, Damon Albarn esteve visitando o Japão. Por lá, fez um pequeno show para uma plateia reservada e um tanto excêntrica no Miraikan Museum of Emerging Science and Innovation. Dois androides (Otonaroid e Telenoid) acompanharam a performance do músico e “curtiram” a sua canção “Everyday Robots”, que dá nome ao seu primeiro álbum solo, lançado em abril deste ano. Albarn, que liderou bandas como Gorillaz e Blur, comenta, no vídeo, sua relação com a tecnologia.

Muitas das letras de seu disco “Everyday Robots” tratam exatamente dessa questão. Nas palavras de Albarn, em entrevista ao Pitchfork: “O álbum é sobre ir para trás e ver o futuro próximo, perguntando sobre o efeito que essa tecnologia vai ter sobre nós, emocionalmente”.

Depois de uma longa carreira entre suas bandas e projetos, “Everyday Robots” surge como uma necessidade de Albarn se expressar individualmente. O disco já recebeu críticas positivas e tem participação de Brian Eno e da cantora do Bat for Lashes, Natasha Khan. Recomendo.

 PLAY:

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=ktw1vTHYrFw[/youtube]

PLAY:

[youtube] https://www.youtube.com/watch?v=rjbiUj-FD-o[/youtube]

***

TUNE-YARDS E O CLIPE DE REAL THING

tune

Androides também são inspiração para o novo clipe do Tune-Yards. A música “Real Thing”, do elogiado álbum Nikki Nack, ganhou um vídeo bem ao estilo da banda. Nele, a cantora Merrill Garbus é protagonista de uma experiência. Ela é (re)criada por três seres robotizados. Tudo com muita cor, caras e bocas de Garbus. Curioso?

PLAY:

[youtube] https://www.youtube.com/watch?v=nJBxKT7EGKI[/youtube]

***

A GAROTA NA BANDA

kin

Kim Gordon revelou a capa de seu livro de memórias, “Girl in a Band”, que será lançado dia 24 de fevereiro de 2015. A obra narra a vida de Gordon desde sua infância até o presente. Mas “o coração do livro é a análise do que significa uma parceria e o que acontece quando ela se dissolve”, segundo um comunicado à imprensa. A frase faz referência à sua separação de Thurston Moore, que levou ao rompimento de uma das bandas de rock mais emblemáticas dos anos 1980 e 1990, o Sonic Youth.

Como diria, há um tempo, a ex-cantora e ex-baixista da banda na letra da música “Sacred Trickster“: “O que é ser uma menina em uma banda? / Eu não entendo muito bem”. Alguns podem achar a atitude precipitada, já que Kim irá expor uma recente história sobre o fim do Sonic Youth, que ocorreu em 2011.  Mas será que a melhor maneira de lidar com os problemas não seria colocando-os para fora?

A loira parece seguir muito bem com o seu duo experimental Body/Head, em parceria com o músico Bill Nace. Um novo single está previsto para o próximo mês. Nas horas vagas, Godon tem colaborado com Beck e assumido o lugar de Kurt Cobain, quando os ex-músicos do Nirvana decidem se reunir. Veremos o que ela nos tem a dizer agora, em  “Girl in a Band”.

***

O FIM DO CRYSTAL CASTLES

crystal

O fim do Crystal Castles foi anunciado nessa última semana. Pelo Facebook, a cantora Alice Glass declarou que estaria deixando o duo de música eletrônica para começar sua carreira solo. Glass pediu a colaboração dos fãs e disse que o fim do projeto se deu por motivos tanto pessoais como profissionais.

O canadense Crystal Castles teve seu início em 2005, quando o produtor Ethan Kath se juntou à Alice Glass para gravarem umas demos. Seu primeiro single/EP “”Alice Practice” foi lançado em vinil, com tiragem de apenas 500 cópias, que foram vendidas em três dias. Com três álbuns lançados, o duo tem uma sonoridade marcada pela voz modificada de Glass e as melodias de videogame de Kath. É uma pena. Mas, agora, vida longa à carreira de Alice. Vamos ficando por aqui. Até próxima segunda-feira.

PLAY:

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=56E8yYgLNHE[/youtube]

***Lucas Benedcti_Assinatura

Lucas Benedecti

lucas.benedecti@gmail.com