Quando uma marca ganha um nível bom de repercussão, nos acostumamos com seu nome, de forma que nem paramos pra pensar que aquela palavra é bem estranha ou inventada.

Pensando nisso, resolvi listar aqui 10 significados de nomes de marcas famosas.

1. Canon

01 Canon

A marca japonesa de fotografia, quando foi criada, se chamava “Kwanon” – que é o nome de uma deusa do budismo.

Em 1935, a empresa queria se tornar mais popular no mundo e precisava de uma palavra com aparência mais “normal e fácil”. Então veio a adaptação para “Canon”.

2. Lego

02 Lego

De origem dinamarquesa, a Lego combina as palavras “leg” e “got”, que significa “brinque bem”.

3. Sony

03 Sony

A japonesa Sony misturou a palavra em latim “sonus”, que significa “som”, com a expressão popular japonesa “sonny”, que nos anos 1950 descrevia um jovem que fosse “inteligente e apresentável”.

4. Starbucks

04 Starbuck

O nome da franquia de cafés mais desejada do mundo tem inspirações literárias. Vem do famoso livro “Moby Dick”, de Herman Melville, onde existe um certo Capitão Starbuck (sem o “s” no final).

A marca queria remeter aos mares e aos antigos navegadores e exploradores que transportavam entre continentes alimentos e mercadorias. E café, claro.

Essa referência marítima também aparece na sereia de duas caudas presente no logotipo.

5. Pepsi

05 Pepsi

O criador da bebida, Caleb Bradham, foi pouco original no início: batizou sua invenção de “Brad’s Drink” (“Bebida do Brad”).

Depois, achou o “Pepsi” em “dyspepsia”, que é basicamente “intestino preso”. E a bebida tinha intenções curativas em sua origem, no fim do século 19. Achei péssima essa.

6. Google

06 Google

Google vem de “googol”, termo matemático que define o numeral 1 seguido de 100 zeros (ou seja: um número bem grande).

Tamanho gigantismo representa o mundo de informações e dados que o Google tenta buscar e rastrear.

7. Spotify

07 Spotify

Os criadores da empresa de streaming usaram as palavras “spot” e “identify” para criar Spotify. Spot é “ponto”, “local”. Identify é “identificar”.

8. Reebok

08 Reebok

A marca de materiais esportivos se inspirou em “rhebok”, a palavra tem origem africana e é um tipo de antílope, o Pelea capreolus. Que por sua vez, tem tudo a ver com agilidade e corrida.

9. Skype

09 Skype

A marca misturou “sky” (céu) com “peer-to-peer” (termo para falar de conexão ponto a ponto). Assim criaram “Skyper”. Mais tarde, a empresa abandonou o “r”, graças a Deus.

10. Amazon

10 - Amazon

O criador da empresa, Jeff Bezos, queria um nome que tivesse a letra inicial “a” para aparecer no topo de qualquer lista alfabética (ótima sacada).

Ele achou a inspiração no Rio Amazonas. Gostou da ideia de usar o nome do maior rio do mundo para representar suas ambições nos negócios.

Tagged in:

, ,