Conselho de Classe - Vicente de Mello 01

A peça, que problematiza questões educacionais brasileiras, fica em cartaz no centro cultural de 12 a 15 de maio. Cia dos Atores (RJ) também ministrará a oficina O jogo possibilitando múltiplas narrativas na cena, com inscrições previas e gratuitas, entre 03 e 10 de maio

A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, de 12 a 15 de maio, a peça Conselho de Classe, um sucesso de público e crítica da Cia. dos Atores. Com texto do dramaturgo Jô Bilac e direção de Bel Garcia e Susana Ribeiro, o espetáculo já foi visto por mais de 30 mil pessoas. Em 2014, a peça foi a grande vencedora do Prêmio Cesgranrio de Teatro e uma das líderes em indicações aos Prêmios Shell e APTR.

O espetáculo gira em torno de uma escola pública do Centro carioca e, com isso, problematiza as questões macro e micropolíticas da educação. Em cena, uma reunião de professores é desestabilizada pela chegada de um novo diretor. Esse encontro faz eclodir dilemas éticos e pessoais em meio a decisões que se confundem nas relações de poder da instituição escolar. No elenco, estão os atores Cesar Augusto, Leonardo Netto, Marcelo Olinto, João Rodrigo Ostrower e Thierry Trémouroux.

[youtube width=”790″ height=”433″]https://www.youtube.com/watch?v=hU9bPS0Zx5M[/youtube]

O texto faz uma abordagem realista do ambiente escolar, a fim de gerar um diálogo a respeito da educação no Brasil e da atual situação no mundo. Hoje, quem deseja trabalhar em uma escola pública? No hospital público? Se o professor é mal remunerado e trabalha sob condições difíceis, que tipo de sociedade está sendo construída?

Além do espetáculo, nos dias 14 e 15 de maio, a Cia. dos Atores vai realizar uma oficina gratuita, com o tema O jogo possibilitando múltiplas narrativas na cena. Na oficina, a investigação é o ponto de partida para a criação de uma linguagem teatral. Os atores Cesar Augusto e Marcelo Olinto vão ensinar a explorar as ferramentas corporais e verbais na elaboração de uma gramática cênica autoral. Para se inscrever, o interessado deve enviar o currículo para o emailciadosatores@nevaxca.com.br, entre 3 e 10 de maio.

Dalton Valerio

Serviço:

Teatro: Conselho de Classe

Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Data: 12 a 15 de maio de 2016
Horário: quinta a sábado, às 20h | domingo, às 19h
Duração: 70 minutos
Classificação indicativa: 12 anos
Ingressos:R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)
Vendas a partir do dia 11/05, das 10h às 20h, na bilheteria da CAIXA Cultural
Serviço de manobrista gratuito no local

Oficina Cia. dos Atores

Data: 14 e 15 de maio (sábado e domingo)
Horário: das 14h às 17h (6h no total)
Inscrições: enviar currículo com foto para ciadosatores@nevaxca.com.br, de 3 a 10 de maio (os alunos selecionados serão informados por e-mail no dia 11 de maio)
Critério de escolha: atores em formação profissionalizante ou universitária
Quantidade de alunos: 30

Bilheteria CAIXA Cultural Fortaleza:
(85) 3453-2770