No dia 24 de abril é comemorado o dia do Samurai, por isso resolvemos falar um pouco sobre o seu estilo de cabelo, que é um dos mais usados atualmente pelos homens. Celebridades como Tiago Iorc e Luan Santana, por exemplo, mergulharam de vez no visual. Falamos com Wesley Troiano, diretor técnico da Macho-lândia, que nos deu um panorama e também algumas dicas bem legais para os homens que querem aderir a esse corte. 

Tamanho ideal: “para o estilo samurai, é preciso ter, no mínimo, 18 cm de comprimento de cabelo, seja ele liso ou cacheado.” 

Diplomático: “Ele é um dos estilos que se encaixa com todos os formatos de rosto: oval, redondo, retangular, quadrado, hexagonal de lateral reta e hexagonal de base reta, triangular, triangular invertido e losangular”. 

Mudando o estilo: “o coque do samurai muda totalmente o formato do rosto, servindo como uma moldura. Dependendo de como você amarra o coque, o seu rosto pode mudar 100%. Alguns exemplos: deixando alguns fios soltos, um coque mais folgado, bem amarrado com os cabelos bem alinhados, mais alto ou mais baixo, com topete, etc. Todos dão um ar bem diferente para os homens”. 

Cuidados com os fios “à la samurai”: “são basicamente os mesmos de outros estilos de corte, porém muda alguns detalhes para o melhor resultado final. Para quem fica o dia todo com o cabelo amarrado, um alerta: o corpo produz oleosidade natural e isso promove uma coceira no couro cabeludo que, por coçar, deixa tudo muito desconfortável e acaba com o penteado. Neste caso, é legal usar um produto específico que diminua a produção de oleosidade. Nós da Macho-lândia, por exemplo, temos uma linha, com shampoo e bálsamo, com ingredientes naturais que suavizam a coceira. Revitalizando a cor natural dos fios“. 

Combinando barba e coque: “este estilo tem ficado bastante em evidência para quem usa barba e curte fazer essa combinação. O interessante é cuidar bem da barba e criar um designer que valorize seus lábios e seu queixo. No rosto oval e arredondado, por exemplo, a junção dos dois dá um ar mais gladiador. Eu já vi um coque samurai com um cara que usava cavanhaque e ficou bem legal. Foi nesse momento que tive a certeza que ele combina com tudo”. 

Cuidando do estilo samurai:

– evite lavar os cabelos, e barba, com água quente, pois aumenta a produção de óleo no couro cabeludo e na pele, e isso, como disse anteriormente, deixa-os ressecados;

– use sempre produtos que tenham em sua composição ingredientes naturais;

– Sempre tenha em seu arsenal shampoo e bálsamo (condicionador) para cabelo e barba;

– Após lavar o cabelo e a barba, use um óleo. Aqui na Macho-lândia, por exemplo, indicamos usar o Conexão Oil junto com o creme sem enxague (Balm time lizz ou creme time cachos), pois, como as pontas dos cabelos não conseguem ser nutridas com a oleosidade natural que o nosso couro cabeludo produz, elas ficam ressecadas e embaraçam com facilidade. O uso deles em conjunto resolve esse problema nos cabelos e na barba, pois vai deixá-los macios, cheirosos, além de alinhados com uma estética saudável. 

Vilão do estilo: o maior pecado de todos para quem usa o estilo samurai é amarrar os cabelos, ainda molhados, pois isso produz fungo, danifica os fios, causa mau cheiro, além das madeixas perderem o brilho e ficarem com aspecto embaçado. Antes de prendê-los, seque e use os produtos adequados. Isso vai garantir um samurai nota mil.

Olha as dicas de cosméticos do Macho Lândia!

www.macholandia.com.br