Abertura traz exibição de cópia remasterizada em 4K de “Central do Brasil”, em comemoração aos vinte anos do filme. Outro destaque é a projeção de “O Barco”, seguida de debate com o diretor Petrus Cariry, neste sábado (19)
Nesta quinta-feira (17), tem início a Mostra Retroexpectativa 2018/2019, realizada pelo Cinema do Dragão, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Abre oficialmente a mostra a cópia remasterizada em 4K de Central do Brasil, em comemoração aos vinte anos do filme. A exibição será gratuita, às 20h, nas duas salas do cinema. Ao longo da mostra, serão realizados ainda cinco debates com cineastas brasileiros. O primeiro deles é com o diretor e roteirista cearense Petrus Cariry, apresentando o premiado “O Barco”, neste sábado (19), às 19h30, com ingressos a R$ 14,00 (inteira) e R$ 7,00 (meia).
De 17 a 30 de janeiro, a Mostra Retroexpectativa 2018/2019 apresenta ao público 74 longas-metragens divididos nas faixas retrospectiva, que reúne os filmes de maior sucesso do ano que passou; expectativa, que adianta os lançamentos do primeiro semestre deste ano; e, por fim, a faixa clássicos, com cópias remasterizadas do cinema mundial. Além dos filmes e debates, a programação oferece também, em parceria com a Escola Porto Iracema das Artes, a masterclass “Distribuição e Exibição do Cinema Brasileiro Independente”, no dia 29 de janeiro, com o programador mineiro Daniel Queiroz; e o Ateliê de Crítica Cinematográfica, que teve início na segunda-feira (14), com o curador do Cinema do Dragão, Pedro Azevedo.
Cada faixa, uma seleção de peso
Segundo Pedro Azevedo, a faixa retrospectiva apresenta os filmes que fizeram boa carreira nas salas do Dragão, como Uma Noite de 12 anos e Me Chame Pelo Seu Nome – que são os de maior bilheteria do ano de 2018 -, mas também filmes inéditos do circuito independente de arte que não tiveram espaço de estreia em Fortaleza como: Minha filha, Meu Anjo, O terceiro assassinato, Rota Selvagem, Museu, Lámen Shop e 1945.
Com 17 filmes na lista, a faixa expectativa traz diversidade com produções de diferentes nacionalidades e que circularam por grandes festivais internacionais, como os de Berlim, Veneza e Cannes. “Mais especial ainda para nós é exibir filmes brasileiros inéditos no circuito comercial e que fizeram excelente carreira em festivais nacionais e internacionais. Serão chances únicas de assistir a filmes como Sol Alegria, Clube dos Canibais, Los Silencios, Lembro Mais dos Corvos, Os Jovens Baumann e O Barco”, destaca Pedro.
Parte do DNA da programação do Cinema do Dragão, os clássicos têm lugar garantido em todas as edições da Mostra Retroexpectativa. Neste ano, o destaque é para a cópia remasterizada em 4K de Central do Brasil, em comemoração aos vinte anos do filme. Será o único da mostra com exibição gratuita, realizada em parceria com a Vídeo Filmes. Além do clássico brasileiro, são destaques ainda dessa faixa os títulos Juventude Transviada e O Iluminado, trazidos em cópias 4K negociadas diretamente com distribuidoras de fora do Brasil.
Discutir cinema
Além da exibição dos filmes, a Mostra Retroexpectativa caracteriza-se por trazer no bojo ações de formação em cinema. Nesta edição, a programação terá cinco debates com os seguintes realizadores brasileiros: Petrus Cariry (filme O BARCO), Beatriz Seigner (filme LOS SILENCIOS), Tavinho Teixeira (filme SOL ALEGRIA), Guto Parente (filme CLUBE DOS CANIBAIS) e Gustavo Vinagre (filme LEMBRO MAIS DOS CORVOS).
Será realizada ainda, em parceria com a Escola Porto Iracema das Artes, a masterclass “Distribuição e Exibição do Cinema Brasileiro Independente”, no dia 29 de janeiro, com o programador mineiro Daniel Queiroz, que é um dos coordenadores da Semana de Cinema. Outra novidade da mostra é o Ateliê de Crítica Cinematográfica, com o curador do Cinema do Dragão, Pedro Azevedo. A formação será realizada de 14 a 18 de janeiro, no Porto Iracema. As inscrições já estão encerradas.
NÚMEROS DA MOSTRA
74 longas-metragens
Sendo 17 na faixa de expectativa, 52 na faixa de retrospectiva e 5 na faixa de clássicos
5 debates
1 masterclass
1 ateliê de crítica cinematográfica
LISTA DE FILMES
// Retrospectiva
The Square
O dia depois
A câmera de Claire
Em chamas
120 Batimentos por minuto
Deixe a luz do sol entrar
O terceiro assassinato
As boas maneiras
Cachorros
Lámen Shop
A Fábrica de nada
Minha Filha
Meu anjo
A prece
Verão
Assunto de família
Zama
O Processo
Benzinho
Uma noite de 12 anos
Tinta Bruta
Diamantino
Me chame pelo seu nome
Desobediência
The Post – Guerra Secreta
Trama Fantasma
Jurassic World – Reino Ameaçado
Halloween
Infiltrado na Klan
Western
Antes que tudo desapareça
O Parque
Tesnota
Asako I & II
1945
Você nunca esteve realmente aqui
Custódia
Museu
O futuro adiante
O amante duplo
O animal cordial
A casa que Jack construiu
O Sacrifício do Cervo Sagrado
Projeto Florida
Hereditário
A pé ele não vai longe
A Rota Selvagem
Visages, Villages
À sombra de duas mulheres
Amante por um dia
Arábia
A misteriosa morte de Pérola
// Expectativa
Raiva
Amor até as cinzas
Amanda
3 Faces
Eu não sou uma bruxa
Imagem e Palavra
Temporada
Los Silencios
Vermelho Sol
Lembro mais dos corvos
Os Jovens Baumann
Estação do Diabo
Guerra Fria
Os Sonâmbulos
O Barco
Sol Alegria
Clube dos Canibais
// Clássicos
Central do Brasil
Persona
Juventude Transviada
O Iluminado
Acossado
SOBRE A FORMAÇÃO
// Ateliê de Crítica Cinematográfica
Facilitador: Pedro Azevedo
A proposta do ateliê consiste em trabalhar noções teóricas e práticas da crítica cinematográfica, construindo um local de experimentação onde os participantes possam escrever textos sobre os filmes exibidos durante a mostra Retroexpectativa 2018/2019. Entre os temas abordados, pretende-se estudar os meios enunciadores da crítica cinematográfica e de que forma o espaço de veiculação altera a estrutura do texto crítico. Também serão trabalhados métodos e técnicas de análise fílmica, estudo de textos e trechos de filmes, e a compreensão da crítica de cinema enquanto instrumento de reflexão, abrindo diálogos entre os elementos internos e externos de um filme.
As críticas produzidas no ateliê serão co-editadas pelo facilitador e publicadas no Blog do Dragão. Além das aulas, os participantes serão agraciados com credenciais de livre acesso ao Cinema do Dragão durante todo o período da mostra.
Período: 14 a 18 de janeiro, das 10h às 13h
Carga horária: 15h
Local: Porto Iracema da Artes (Rua Dragão do Mar, nº 60 – Praia de Iracema)
Vagas: 10
Inscrições: de 8 a 11/01/2019 (até as 12h), no site http://www.portoiracemadasartes.org.br/
*O resultado será divulgado nesta sexta-feira (11), a partir das 18h.
Mini-bio do facilitador
Mestrando em Estudos de Arte pela Universidade do Porto, com especialização em curadoria, museologia e crítica de arte, Pedro Azevedo é bacharel em Cinema e Audiovisual pela Universidade de Fortaleza e atua como curador do Cinema do Dragão desde 2013, onde já programou diversas mostras e festivais como a tradicional Retroexpectativa, Fotofestival Solar e o FAROL (Festival Internacional de Cinema de Fortaleza). Enquanto crítico, já colaborou com o Jornal O Povo nas coberturas dos festivais de Berlim e de Cannes, além de ser membro da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine), por onde já integrou júris em diversos festivais nacionais e foi autor no livro Documentário brasileiro: 100 filmes essenciais. Também ministrou oficinas de crítica e curadoria para o Curso de Cinema Audiovisual da Unifor e foi co-idealizador do TVCine Dragão, programa de debates exibido pela TV Ceará entre 2015 e 2017.
// Masterclass Distribuição e Exibição do Cinema Brasileiro Independente
Facilitador: Daniel Queiroz
A masterclass abordará as diversas possibilidades de circulação da produção autoral e independente, realizada no Brasil, em curta, média e longa-metragem. Além de apresentar e avaliar o desenvolvimento histórico e como o mercado de distribuição e exibição de filmes está estabelecido no país, ela irá também propor a reflexão sobre novas possibilidades e caminhos, numa área que se encontra em grande transformação. Ela pretende ser útil para produtores e realizadores que planejam a carreira de suas obras e para curadores e programadores interessados no desenvolvimento de projetos de difusão de filmes, abarcando tanto o circuito de mostras e festivais (brasileiros e internacionais), quanto as janelas: cinema, tv e internet/ VOD (video on demand).
Quando: dia 29 de janeiro de 2019
Horário: das 14h às 18h
Local: Auditório da Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, nº 60 – Praia de Iracema)
Vagas: 50 (por ordem de chegada)
Mini-bio do facilitador
Daniel Queiroz nasceu em Belo Horizonte e começou a trabalhar com programação de cinema no CEC – Centro de Estudos Cinematográficos, na década de 1990. Foi Diretor de Audiovisual da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, programador do Cine Humberto Mauro, do Cine 104 e Diretor Artístico do Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte. Atualmente, é um dos coordenadores da Semana de Cinema, festival do qual participa como programador desde 2013. Em 2018, passou também a atuar também na área de distribuição, com a Embaúba Filmes, que tem em seu catálogo filmes como Arábia, Inferninho, Inaudito, Chuva É Cantoria na Aldeia dos Mortos e Os Sonâmbulos (www.embaubafilmes.com.br)
SERVIÇO
Mostra Retroexpectativa 2018/2019
Quando: de 17 a 30 de janeiro de 2019
Onde: Cinema do Dragão, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)
Ingressos: R$ 14,00 (inteira) e R$ 7,00 (meia). Às terças-feiras, o valor do ingresso é promocional, R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia).