O I Festival de Arte em Moda do Território Maciço de Baturité surge como expressão da Grife Algodão na Flor em alusão ao trabalhador e trabalhadora rural e ainda a possibilidade de mobilizar recursos para a consolidação do Fundo Rotativo Solidário em benefício dos grupos envolvidos. O evento acontece de 1 a 5 de maio, no Centro de Guaramiranga e espera receber até 10 mil pessoas durante o Festival.

O projeto foi idealizado pelo Instituto Algodão na Flor juntamente com as produtoras e produtores que fazem parte da Grife Algodão na Flor, com o apoio da Incubadora Tecnológica de Economia Solidária (INTESOL) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB), em alusão ao dia do trabalhador e trabalhadora, comemorados no dia 1 de maio.

Será um momento de interação com a Cultura e a Arte, a Gastronomia, a Agricultura Familiar em “moda” onde teias de relações serão construídas e identificadas pelo fazer criativo das produtoras e produtores envolvidos. “Em “moda” porque é preciso fazer o debate atual sobre as mudanças que estão acontecendo no mundo e na vida das pessoas, sobre a relevância de cuidar da vida e do planeta se apropriando de novas atitudes e valores”, afirma a coordenadora do FestModa, profª. Doutora, Clebia Mardonia Freitas.

“O evento enfatiza o papel social exercido pelos trabalhadores e trabalhadoras e ainda as suas vivências, viabilizando a execução de políticas de desenvolvimento e da economia criativa, amparada pelos preceitos da economia solidária e suas inter-relações com o desenvolvimento do território”, completa a vice-prefeita de Redenção Ana Paula Braga.

Durante o festival, acontecerá momentos de produção, reprodução e troca de experiências entre os produtores rurais e empreendedores sociais da região do Maciço de Baturité, composta por 13 municípios, como Baturité, Pacoti, Palmácia, Guaramiranga, Mulungu, Aratuba, Capistrano, Itapiúna, Aracoiaba, Acarape, Redenção, Barreira e Ocara.

A programação prevê nos seus cinco dias, a realização de jantar cultural, desfile da segunda coleção da Grife Algodão na Flor, palestras, oficinas, rodas de diálogos, mostras culturais e rodas de comercialização envolvendo a arte, a cultura, a agricultura familiar de base agroecológica e a gastronomia com destaque ao tema trabalho.

Serviços:

I FestModa Maciço

Dias 01 a 05 de maio

No Centro de Guaramiranga

Inscrições pelo site: www.festmodamacico.com