Guaramiranga é o menor município do Ceará com menos de 5000 moradores. A cidade fica apenas a 110km de Fortaleza, capital do Ceará, mas o clima serrano, a arquitetura histórica e a vasta fauna, cria a atmosfera perfeita para uma experiência diferente, seja a dois ou em família.

Guara, como chamam os íntimos, se popularizou com o festival de Jazz e Blues, que acontece durante o carnaval, mas toda data é época para viver a cidade, que tem charmosos restaurantes, sempre prontos para servir um bom vinho, chocolate quente e as melhores massas.

Fica aqui quatro dicas de um final de semana pra lá de gostoso!

 

Pousada Le Monte Cristo 

A diversidade da natureza e a linda vista da pousada são os principais diferenciais da pousada, que fica a 6km do centro de Guara. A experiência proposta pelos proprietários é que se tenha uma imersão no próprio Le Monte Cristo, o terreno tem uma linda cachoeira, capela, espaço para picnics e o famoso portal das possibilidades. É ideal para família e também aceitam a presença de animais domésticos.

A decoração é repleta de obras de artes e uma viagem no tempo, as telhas, segundo Nayara Fortaleza, sócia próprietária, foram trocadas por telhas novas com os moradores do entorno, para manter a propriedade o mais original possível.

Mais informações: https://www.instagram.com/lemontecristopousada/

 

Studio 70

Com direção das sócias mais queridas da serra, Silvana Pinheiro e Fernanda Alan, o Studio 70 é ponto de visitação obrigatório em uma viagem a Guaramiranga. O lugar surgiu em 2007 e funcionava como ponto de exposição para os mosáicos e esculturas em ferro criados por Fernanda, que também é artística plástica, seis anos depois o Studio se transformou em um complexo com restaurante, bodega e loja de arte e hoje fica localizado em um ponto privilegiado, no ponto mais alto do centro, ao lado do estacionamento principal de Guara.

O cardápio variado tem em torno de 40 pratos, muitos criados com feedbacks dos clientes mais assíduos, além de pizzas, crepes e entradas. Sempre acompanhado de um bom vinho. O clientes pode ainda visitar a loja e levar uma obra de arte, ou insumos da serra, como os famosos cafés.

Depois da entrada, a sugestão da Silvana foi a picanha suína com molho de café, uma criação da casa e um dos pratos mais elogiados pelos clientes. Eu achei fantástico, acompanha batatas e arroz piamontese. Harmonzei com um tinto.

Ah, vale dizer que tudo isso ao som de música ao vivo com o melhor da MPB.

Para encerrar, a sobremesa!

O Stúdio 70 também abre possibilidades para eventos, o jornalista Daniel Herculano e sua Lívia casaram no estabelecimento e até hoje mantém amizade com as proprietárias e tão bacana que é o clima do lugar. Já pensou em realizar a sua comemoração em lugar lindo no friozinho da serra?

Ah, o Studio 70 funciona de quinta a domingo, os horários variam de acordo com o público!

Se interessou em conhecer o lugar? Dá uma olhada no instagram https://www.instagram.com/studio70_guaramiranga/

Apesar de poucas publicações, dá para ver mais do Studio 70.

 

Hotel Montenegro

O Montenegro é desejo de todo mundo que visita a serra, com arquitetura clássica e localizado no coração de Guara, o hotel tem quartos amplos e confortáveis com vista para a praça central da cidade, a foto na varandinha do quarto fica linda. A beleza do espaço começa antes mesmo de entrarmos!

O café da manhã é variado e servido no salão de vidro, na entrada do estabelecimento, em manhãs de forte serração o cenário fica cinematográfico!

Outro ponto forte do Hotel Montenegro é o atendimento, isso pra mim é das coisas mais importantes, a recepção funciona 24h e o Misael, que nos atendeu, tinha informações na ponta da língua e estava sempre pronto a atender.

Quer fazer uma reserva? Basta entrar em contato no telefone no site do Hotel. Eu super indico!

http://hotelmontenegro.com.br/index.php?page=o-hotel

 

Confraria de Guaramiranga

A noite, depois de uma volta pela rua principal, jantamos no restaurante Confraria, localizado na Praça Rachel de Queiroz, onde fica também o Theatro onde acontecem o Festival de Jazz e Blues. Eu já havia jantado lá outras vezes e sempre gostei muito das massas. A entrada foi queijo brie com geleia de pimenta e cestinha de pães.

A pedida da noite foi Penne Del Mare, com molho rosé e frutos do mar, IMPECÁVEL!

E quem também fez sucesso foi a sugestão da casa: Filet com molho roquefort e spaguete com molho três queijos. E claro, um bom vinho para acompanhar!

O atendimento também é um diferencial! Simpatia e conhecimento do cardápio!

O Confraria de Guaramiranga abre de quinta a domingo e as quartas-feira, inclusive para almoço!

Quer se presentear com essas delícias?  Faça uma reserva : 85 99255767

Espero que tenham gostado das dicas e embarquem muito em breve para curtir as delícias dessa terra tão linda e tão diferente das outras regiões do nosso estado!