Quem sempre buscou por mais conhecimento na hora de falar e degustar cervejas já tem local certo para realizar cursos de formação básica à avançada, incluindo opções de aulas gratuitas. A Ambev anuncia hoje, 15 de dezembro, o lançamento da Academia da Cerveja, espaço colaborativo que une conhecimento, experiência cervejeira e profissionalização a partir da união e parceria entre importantes escolas cervejeiras do Brasil e do mundo. Com sede em São Paulo e com uma plataforma digital, a Academia da Cerveja vai oferecer conteúdos exclusivos e direcionados a diferentes públicos, com aulas de conhecimento cervejeiro desenvolvidas por renomados profissionais do mercado. A programação completa já está disponível no site https://academiadacerveja.com/landing .
São diversos cursos e formatos para os níveis básico, intermediário e avançado. Para quem está em busca de iniciar uma imersão pelo mundo da cerveja, as inscrições para a primeira turma do curso gratuito de “Introdução ao Mundo da Cerveja” estão abertas e têm vagas limitadas. Interessados terão a oportunidade de interagir com professores da companhia e especialistas do mercado, abordando temas que vão desde estilos da bebida até harmonizações, com carga horária de duas horas e uma experiência exclusiva de degustação de rótulos à distância.
A experiência de poder consumir conteúdo onde, quando e como quiser também foi uma solução pensada pela Academia da Cerveja para atender às mais variadas necessidades do público. Interessados pelo modelo de aula on demand poderão adquirir o curso voltado a entusiastas, que conta com conteúdo exclusivo e um kit de degustação de rótulos para iniciação no mundo cervejeiro, feito sob a curadoria do time de mestres-cervejeiros da Ambev e disponível no e-commerce Empório da Cerveja.
Além de uma grade fixa de cursos, o espaço receberá profissionais que são referência no setor em programações especiais. A Academia da Cerveja representa a materialização de projetos da Cervejaria Ambev ao longo dos anos voltados à educação cervejeira e conta com a parceria de escolas nacionais e internacionais, como Escola Superior de Cerveja e Malte, Instituto Ceres, Instituto Marketing Cervejeiro e VLB Berlin, histórico instituto alemão de ensino cervejeiro global. Outros nomes icônicos também devem fazer parte do projeto, que está aberto à construção de iniciativas colaborativas.
Democratização e profissionalização do mercado cervejeiro
A Academia da Cerveja surge como uma forma de democratizar o conhecimento sobre o universo da bebida, oferecer informação de qualidade e empoderar o consumidor. Para a Head de Conhecimento e Cultura Cervejeira da Ambev, Laura Aguiar, este é mais um passo para fomentar o ecossistema, alcançando diretamente os amantes de cerveja. “Queremos que, cada vez mais, nossos consumidores criem consciência sobre o que estão consumindo e por quê. Para democratizar conhecimento cervejeiro e fomentar essa cultura no Brasil, estamos ao lado de escolas cervejeiras e grandes profissionais para construir iniciativas conjuntas e colaborativas, impactando positivamente as pessoas que têm interesse em mergulhar no mundo cervejeiro positivamente a partir das mais diversas óticas”, comenta.
Muito além de disseminar conhecimento, a Academia da Cerveja pretende também ampliar as oportunidades de formação profissional e educação. A aposta da companhia é elevar a profissionalização do setor com capacitação em relação à excelência em processos de qualidade, inovação, tendências e tecnologia. “De ponta a ponta, queremos ajudar a desenvolver a profissionalização do setor com técnicas de excelência voltadas a todas as etapas de produção, ingredientes, segurança de alimentos, controle de qualidade, inovação e tecnologia, ao passo que também queremos expandir o conhecimento do consumidor para viver novas experiências cervejeiras”, reforça Alexandre Esber, Gerente de Conhecimento Cervejeiro da Ambev.
De portas abertas em 2021
O espaço físico, localizado no bairro de Pinheiros, contará ainda com uma nanocervejaria, mini laboratório, salas de aula e ambientes para convivência, que terão acesso livre para alunos dos cursos, com metodologia e certificação de importantes institutos internacionais e escolas cervejeiras brasileiras. As obras no local começam nas próximas semanas e a inauguração está prevista para 2021.