Um podcast sobre os mistérios e curiosidades de uma das bebidas mais apreciadas do mundo. É o que propõe o Bom de Beer, o novo podcast sobre o universo da cerveja, desenvolvido pelo e-commerce de mesmo nome do Grupo Petrópolis. Com lançamento amanhã (4), no Spotify, o conteúdo virtual traz os jornalistas e apresentadores já famosos da “podosfera”, Carlos Merigo e Cris Bartis, para um bate-papo descontraído, estilo mesa de bar, com especialistas de diversas áreas: sommeliers de cervejas, chefs de cozinha, técnicos, mestres cervejeiros e jornalistas, de várias regiões do país. A primeira temporada conta com 12 episódios, lançados semanalmente, que falam desde o copo ideal para cada estilo até como inserir a bebida no preparo de pratos.

O podcast tem como proposta deixar o assunto cerveja tão gostoso quanto a própria bebida, passando conhecimento de forma leve e desconstruída, sem parecer uma aula formal. Criado em parceria com a produtora B9, o programa também estará presente no site Bom de Beer, através de link que direciona para a plataforma Spotify.

Durante a primeira temporada, a dupla de apresentadores passeia pela história das cervejas, os diferentes estilos, cada um dos ingredientes que compõem uma boa fórmula: malte, lúpulo, água e leveduras, e também trazem uma conversa saborosa sobre harmonizações.

Eliana Cassandre, Head de Marketing do Grupo Petrópolis, comenta essa novidade: “O Bom de Beer nasceu em 2016 como um blog cervejeiro para compartilhar conhecimento entre entusiastas e consumidores, oferecendo conteúdos sobre harmonização, estilos e história da cerveja. De lá para cá o projeto cresceu tanto que hoje, além de ser a principal vitrine para venda de nossos produtos no ambiente digital, o Bom de Beer permite que tenhamos liberdade para criar e desenvolver novos formatos que levam entretenimento e cultura cervejeira aos nossos consumidores”.

Quando o Grupo Petrópolis nos pediu esse programa eu já pulei na frente e disse: quero ser apresentadora!” Afirma Cris Bartis, uma das sócias do B9 e apresentadora do programa. “Quando a gente fala universo cervejeiro, ele ainda aparece muito ligado ao masculino, mas mulheres também são grandes apreciadoras de cerveja, inclusive eu! Aprendi tanto que agora consigo comprar cervejas especiais com muito mais propriedade e já até cozinhei usando cerveja! Tô muito feliz em compartilhar essa experiência com o público“, conclui Cris.

Agenda dos seis primeiros episódios:

04/05 Episódio 1

Ronaldo Rossi, chef de cozinha que trabalha há 14 anos com cerveja, é o convidado do episódio de abertura: ‘Uma Breve História… da Cerveja’Ele fala sobre a história da cerveja: como ela foi inventada, correu o mundo, influenciou a história, ajudou a escrever leis e chegou nas mesas gelada e engarrafada. A cerveja é um personagem importante na construção da sociedade, um alimento que já foi até usado como salário. Para acompanhar esse papo degustam a cerveja Weltenburger Kloster Anno 1050. Bebida criada por acidente, provavelmente de um pão/semente esquecido na chuva.

11/05 Episódio 2

Jayro Neto, sommelier de cervejas fala sobre o tema: ‘Estilos de cerveja: ou você tem ou não sabe o que está perdendo’. Nesse episódio degustam a Black Princess Let’s Hop e recebem Jayro Neto, sommelier de cervejas que explica sobre as classificações de cerveja: famílias, estilo, escola e suas particularidades marcantes.

18/05 Episódio 3

O técnico cervejeiro Alan Sene fala sobre “Como nascem as cervejas?”. Neste episódio, eles bebem Weltenburger Kloster Barock Dunkel e falam sobre a fabricação das cervejas, quais são os processos que transformam um punhado de cereais, flores e fungos nesse líquido tão adorado pela humanidade e como o processo de fabricação da cerveja influencia no sabor final de cada estilo.

25/05: Episódio 4 

No episódio “Ingredientes: O Malte”, o mestre malteiro e cervejeiro Rodolfo Rebelo discorre sobre um dos ingredientes básicos de qualquer cerveja degustando uma Petra Origem Puro Malte. Depois da água, o malte é o ingrediente mais abundante na cerveja. Rodolfo explica o que é o malte, como se colhe, se trata e se adiciona esse ingrediente na receita.

01/06: Episódio 5

 “Ingredientes II: O Lúpulo” – Nesse episódio o engenheiro agrônomo do Grupo Petrópolis Renan Furlan fala sobre a importância dos tipos de lúpulo. enquanto degustam uma Petra Weiss. Hoje é inimaginável pensar em cerveja, sem pensar no lúpulo. Esse episódio vai falar sobre o que é a planta e qual a importância dela para a cerveja. O que muda no processo quando o Brasil começa a produzir lúpulo próprio? Em que fase ele é adicionado na receita? Quais as diferenças mais marcantes entre os lúpulos belgas, ingleses, alemães e os americanos?

08/06: Episódio 6

João Sperb, mestre em engenharia química, é o convidado do episódio “Ingredientes III: A água”. Vão falar da importância e das diferenças que a água faz na produção da cerveja enquanto degustam uma Cacildis. As águas vêm de fontes diferentes, e, por isso, mudam o sabor das cervejas? Ou depois de tratadas ficam todas iguais?  O pH da cerveja vai sendo acompanhado em todas as etapas do processo? Se ele estiver fora do recomendado é possível corrigir? O pH do mosto impacta no produto final? Diferentes estilos de cerveja pedem diferentes pHs? O que é essa tal de “dureza da água” e como ela impacta a cerveja?

Link para ouvir os episódios:

https://open.spotify.com/show/01xQv8Ndc7afIqiQiLIiai