Após levar programação dinâmica envolvendo visita virtual guiada, encontros pedagógicos e rodas de conversa a estudantes e docentes da rede pública de ensino de Fortaleza, de Caucaia e de São Gonçalo do Amarante, o projeto cultural “Visita Espetacular – Theatro José de Alencar” encerrará suas atividades, no dia 17 de setembro, com uma sessão on-line, às 8 horas, e Webinário transmitido pelo canal do Youtube do Theatro José de Alencar, para toda a sociedade.

Com o tema “Educação e Patrimônio: práticas educativas mediadas pelos bens culturais“, o Webinário pretende discutir as potencialidades do diálogo entre Patrimônio Cultural e Educação, pensando a estruturação de práticas educativas (formais, não formais e informais) mediatizadas pela cultura, as memórias e os bens culturais, entendendo suas relações com a formação, com as artes, com as identidades e com a cidadania.

Para discutir o tema, o Projeto convidou o ator e historiador Edilberto Florêncio. Com pesquisas nas áreas da cultura e patrimônio, ele também é Mestre em História e Culturas pela Universidade Estadual do Ceará-UECE e Especialista em Ensino de História do Ceará e em Gestão Cultural Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA. Professor efetivo da Rede Municipal de Educação de Sobral-CE, atualmente atua como coordenador de Patrimônio Cultural, Memória e Museologia da Secretaria da Cultura e Turismo de cidade, além de ser membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Patrimônio e Memória da Universidade Federal do Ceará-UFC e História, Cidades e outras Artes-UVA.

A outra convidada para o debate é a Coordenadora Pedagógica do Visita Espetacular, a Profa. Dra. Edneia Quinto (Tutti). Docente efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Tutti atua nas áreas de Pesquisa em Artes Cênicas, Estágio e Metodologias de Pesquisa. A atividade ainda conta com a participação do ator, produtor e sapateador Edglê Lima, que também é fundador e produtor do Grupo Beco dos Contadores.

“A partir do exercício de observação sobre a relação Educação e Patrimônio, buscaremos entender a interlocução do tema em debate com as práticas culturais e artísticas locais. Durante esse bate-papo, buscaremos avaliar questões e temáticas importantes como: possibilitar a interpretação e apropriação dos bens Culturais como elementos de construção da cidade e de perspectivas para a arte e cultura; ampliar o repertório de artistas e educadores sobre a cultura, a história e a memória local; pensar a cultura e a arte como vetores de construção da identidade cultural e das relações de cidadania”, explicou Tutti.

Site e Conteúdos Digitais

 No mesmo dia, será lançado o site do Instituto Teatro Público e os alunos que participaram das sessões virtuais do Visita Espetacular receberão acesso on-line a um jogo interativo e a audiobooks com histórias narradas da peça teatral “O Segredo de Cocachim”, da autora Denise Crispun. Um material que auxilia na dinâmica do aprendizado e no desenvolvimento pedagógico das crianças.

Visita Espetacular

 O Visita Espetacular foi idealizado e desenvolvido pelo ator cearense Robério Diógenes, que está à frente do Instituto Teatro Público. A ideia nasceu da necessidade de promover arte e educação por meio das artes cênicas para a idade escolar infantil, porque é nesta fase que o senso crítico está em desenvolvimento. Assim, a iniciativa contribui com a inclusão social de crianças em situação de baixo IDH, com formação de plateia, com incentivo à leitura, com educação patrimonial e artística.

O projeto Visita Espetacular é realizado com o apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE), via XII Edital Mecenas do Ceará e em parceria com a Enel Brasil. A ação cultural também recebe o apoio do Theatro José de Alencar e do Jornal O POVO.

SERVIÇO:

O quê: Visita Espetacular – Webinário de encerramento

“Educação e Patrimônio: práticas educativas mediadas pelos bens culturais”

Quando: 17 de setembro

Hora:

Onde: Transmissão pelo canal do Instituto Teatro Público no YouTube para todos os públicos