Termina nesta terça-feira, 19.7, a edição 2022 do Fórum Harmônicas Brasil 2022. Com foco no empreendedorismo, o evento foi iniciado no última sábado (16.7), em formato digital, trazendo entrevistas com os gaitistas Diogo Farias (CE), Marcelo Naves (SP) e Maurício Einhorn (RJ). Jefferson Gonçalves (RJ) e o Bitencourt Duo fazem o show de encerramento. Toda a programação está disponível no canal www.youtube.com/forumharmonicas e no site www.forumharmonicas.com. A pauta inclui temas como didática, luthieria, negócios culturais e tecnologias.

O Fórum Harmônicas foi criado em 2005 e é considerado uma das mais representativas iniciativas de arte e arte-educação do País. Nesta edição, estão sendo arrecadados livros para a ONG Canoa Criança, de Canoa Quebrada. Contatos para doações podem ser feitos pelo Whatsapp (85) 98144 5728.

O evento visa não somente a destacar a música e a gaita, as diferentes manifestações e os modelos mais utilizados, mas também a estimular iniciativas de qualificação social e de empreendedorismo, alcançando todos os grupos sociais. Neste ano, o Fórum fez parceria com a Associação dos Empreendedores de Canoa Quebrada (Asdecq) para estreitar laços com moradores locais, com destaque para estudantes secundaristas.

CONVIDADOS

MAURÍCIO EINHORN – Filho de imigrantes judeus poloneses, os pais eram gaitistas. Começou a tocar gaita de boca aos cinco anos de idade, apresentando-se no colégio franco-brasileiro do Rio de Janeiro, no qual estudava até os 13 anos de idade. No decorrer da carreira, gravou com grandes astros da MPB, como Elizeth Cardoso, Maria Bethânia, Hermeto Pascoal, Ângela Rô-Rô e Chico Buarque, entre outros. Em 2013, Maurício foi tema de documentário do diretor e músico Rodolfo Novaes. O filme “Maurício Einhorn – Estamos aí” destaca a biografia do artista, acontecimentos da trajetória profissional e seu ponto de vista sobre a música e o instrumento. A produção ainda apresenta depoimentos de amigos. Em 2017, foi homenageado por gaitistas de todo o Brasil com o álbum duplo “Viva Maurício Einhorn!”.

MARCELO NAVES – Gaitista há mais de 20 anos, é considerado referência nacional no instrumento. Participou da gravação do CD “Bluseiros do Brasil – Edição Gaitistas” e já se apresentou ao lado de grandes nomes do Blues, como Deacon Jones, Mud Morganfield, Diunna Greenleaf, Willie “Big Eyes” Smith, James Weller, Kenny Brown e Nuno Mindelis. Foi apontado como a grande revelação do VI Festival Internacional de Harmonicas, no SESC Pompéia em 2007. Em 2011, fez 10 shows no México (Salvatierra, Tethiuacan e Cidade do México). Ainda em 2011 foi convidado a representar como endorser a maior marca de harmônicas do mundo, a alemã Honner. Vem realizando trabalhos em diferentes estados e desenvolve atividade didática e de divulgação da gaita em canal próprio no YouTube.

DIOGO FARIAS – Médico e músico, em atividade nos palcos há quase 20 anos com a banda De Blues em Quando, Diogo Farias se tornou customizador e empreendedor. Desenvolveu um microfone específico para gaita, projetado para características e demandas frequentes de gaitistas – como peso, posição de botão de volume, material e tamanho. Ele tinha outros microfones e encontrava neles pontos que não o agradavam. Foi um dos criadores do Fórum Harmônicas Brasil e já se apresentou em várias capitais brasileiras e nos Estados Unidos.

SHOW

O encerramento, que caberá à formação Jefferson Gonçalves e Bitencourt Duo, nesta terça, exibirá trabalho que soma as experiências do gaitista carioca e dos irmãos Júlio (bateria e percussão) e Luciano Bittencourt (guitarra híbrida e violão), de Cruzeiro (SP). O repertório contempla gêneros como Blues, Jazz e MPB, além de expressões da música nordestina.

A apresentação foi feita por Roberto Maciel, jornalista e produtor, com participação nas entrevistas de Jefferson Gonçalves e Diogo Farias. O acesso a todos os conteúdos é gratuito e livre para todas as idades e todos os públicos.

O Fórum Harmônicas Brasil tem patrocínio do Sebrae, Cantina Pet e Portal InvestNordeste. O apoio é da Asdecq. Mais informações no site www.forumharmonicas.com.