Tecnologia facilita o dia a dia e aproxima as revendedoras de seus clientes por meio das marcas O Boticário, Quem Disse, Berenice?, Eudora e O.U.i.

As marcas do Grupo Boticário têm pensado cada vez mais em como inovar e melhorar a vida e a experiência de seus revendedores, o que é um dos grandes pilares da empresa. Por isso, as marcas O BoticárioQuem Disse, Berenice?Eudora O.U.i têm investido na digitalização como uma das principais ferramentas para auxiliar esses profissionais no dia a dia. Reflexo de ações constantes voltadas para transformação digital é o fato de que triplicou, em 2023, o número de revendedores que usam o aplicativo de Venda Direta do Boticário em comparação com 2019, antes da pandemia da Covid-19.

Elaborado para atender às necessidades específicas dos revendedores, o aplicativo exclusivo permite que eles subam pedidos, controlem estoque pessoal, gerenciem sua rotina com as clientes, além de terem acesso a treinamentos e conteúdos exclusivos. “Cada vez mais, nós estamos tentando trazer ferramentas para digitalizar a relação de nossos revendedores com seus clientes, facilitando e otimizando esse processo para que eles possam se preocupar com o que realmente importa”, comenta Fabiano Olivo, Diretor Executivo do Canal de Venda Direta do Grupo Boticário.

Dentro dessa jornada de digitalização, complementar ao uso do aplicativo, os revendedores também têm acesso ao Portal do Revendedor e à Minha Loja Digital, para que possam organizar seu trabalho. Além do aplicativo, Fabiano ressalta que o Whatsapp e o Instagram, por exemplo, são dois canais muito utilizados pelos revendedores, bem como o PIX tem sido o meio de pagamento mais utilizado pelos clientes. “Esses dois fatores dialogam diretamente com a estratégia de transformação que estamos implementando e com o uso do aplicativo”, completa.

Outra preocupação das marcas do grupo é a personalização das experiências desses revendedores, como pontua Fabiano. “Pelo aplicativo, nossos revendedores podem montar sua loja digital, priorizando o nicho de produtos com os quais mais trabalha, quais temas têm interesse em saber mais a respeito, de forma a receberem sempre uma curadoria específica que atenda ao que precisam e desejam naquele momento, algo que é de muita importância para nós”, comenta.

“A digitalização, portanto, proporciona mais força para que os revendedores possam atuar em qualquer região do Brasil, além de facilitar o seu dia a dia, algo que, agregado à venda por relacionamento, ponto forte deste tipo de atuação, torna essa função ainda mais relevante para os consumidores”, finaliza.

Perfil

90% dos revendedores das marcas Boticário, Quem Disse, Berenice?, Eudora e O.U.I. são mulheres, 59% identificam-se como pessoas negras e 81% têm filhos. Os dados dialogam com a pesquisa da Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD) que revelou, em 2022, que 57,8% dos mais de 4 milhões de revendedores individuais em todo o Brasil identificam-se como mulheres.

Uma dessas revendedoras é Fernanda Balúgoli, de 27 anos, da cidade de Sales Oliveira, no interior de São Paulo. Ela conta que sempre pensou em trabalhar com revenda e que, assim que completou a maioridade, fez seu cadastro para vender produtos Boticário. Hoje, ela ampliou seu portfólio para as marcas Quem Disse, Berenice?, Eudora e O.U.i; e afirma que a venda direta online é a preferência de suas clientes, que costumam chegar em sua loja pelo Instagram para olhar o catálogo online, Minha Loja Digital da Fernanda, e fazer o pedido pelo Whatsapp ou por mensagens na rede social. Enquanto, antes da digitalização, seu público máximo estaria dentro da cidade de apenas 10 mil habitantes, agora há a possibilidade de a vendedora enviar produtos para todo o Brasil, além de relatar já ter sido procurada para mandar os produtos internacionalmente.

“Antes a revenda era só uma renda extra. Eu tinha outro emprego formal, era correspondente bancária. Mas agora a revenda é meu foco principal, pedi as contas do meu antigo trabalho e hoje tenho até uma loja física aberta na minha cidade, as clientes gostam de comprar online e retirar na loja”, conta. Ela também buscou aproveitar todos os recursos que o aplicativo da Minha Loja Digital oferecia: “A gente tem um controle muito melhor do próprio estoque via aplicativo. O catálogo é personalizado e fica muito mais fácil de mandar para as clientes. Costumo dizer que fico com meu app ligado quase 24 horas por dia. Adoro montar o pedido, ver como ele vai sair, sem contar que a comunidade de revendedoras que tem dentro do aplicativo faz toda diferença”.

Fernanda começou a digitalização da sua loja no meio da pandemia, quando já não podia mais bater de porta em porta com seu catálogo, e conta que as estratégias que adotou três anos atrás fizeram com que ela se tornasse Vendedora Diamante do Boticário e uma das Influenciadoras da Beleza da marca, projeto que teve início em 2021 e proporcionou cursos para revendedoras interessadas em utilizar o marketing de influência para impulsionar suas vendas. “Até hoje faço lives no Instagram para atender as pessoas na hora. Isso começou na pandemia e continuamos porque deu muito certo. Costumo fazer as lives em datas comemorativas ou quando estou com muito estoque de um produto. Sempre aviso com antecedência, pras clientes se programarem, e aí durante a live vendo os produtos a preço promocional. Já fiz lives em que vendi R$10 mil em produtos de uma vez só”.

Ela também conta que além da Minha Loja Digital e do Instagram, tem usado muito o TikTok para atrair clientela, especialmente de O.U.i., com vídeos que tem mais de 200 mil visualizações. Fernanda afirma que o curso para ser revendedora foi um divisor de águas na sua carreira: “Depois do curso, minhas fotos e vídeos dos produtos ficaram muito mais profissionais, e isso alavancou meus posts nas redes, o que encantou muito mais os clientes. Não ter vergonha do digital me fez sair do meu emprego e focar 100% na venda de perfumaria e cosméticos”.

Sobre Boticário   

O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada** de Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e com presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas com o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla. Além de fazer parte do movimento Diversa Beleza – um compromisso com a beleza livre de estereótipos – e não realiza testes em animais.

*Kantar, LinkQ On-line, campo realizado durante o mês de Dezembro de 2021. Total Brasil, 2000 lares.

**ABF (Associação Brasileira de Franchising). Ranking das 50 maiores redes de franquias do Brasil por número de unidades de 2021 

Sobre Eudora

No mercado desde 2011, EUDORA tem como principal missão ser espelho das mulheres que são protagonistas das próprias vidas e correm atrás de seus sonhos. A marca reforça e valoriza que cada pessoa se reconheça como especial e singular, porque o brilho de cada uma é único. O glamour, a sofisticação e a qualidade dos produtos se destacam em categorias como maquiagem, perfumaria, cabelos, corpo, banho, cuidados faciais e infantil. Hoje a marca conta com um portfólio com mais de 600 SKUs. Presente em todo o território nacional, Eudora chega até os consumidores por meio de representantes, e-commerce, farmácias e perfumarias, entregando experiências e sensações únicas em produtos de alta performance.

Sobre O.U.i

O.U.i, abreviatura de “Original. Unique. Individuel”, é uma marca de alta perfumaria criada na França que conta com atelier em Paris. A marca, que faz parte do Grupo Boticário, foi desenvolvida por profissionais franceses experts em perfumaria e design: o premiado “nariz” Pierre Aulas assinou a direção olfativa junto a renomados perfumistas. A marca digital nasce 100% vegana e cruelty free, e a maioria de seus produtos estão disponíveis em versão refil levam o L’Essence de Grasse, um óleo produzido com ingredientes das Cinco Colheitas Excepcionais de Grasse. O.U.i Paris inspira e convida as pessoas a viverem o estilo de vida francês, valorizando os pequenos prazeres e o que é importante para suas vidas.