A artista visual Jacinta Cavalcante abre o ciclo de exposições de 2026 do TCE-CE com a mostra Onde moram as lembranças, em cartaz a partir de 15 de abril. Com curadoria de Andréa Dall’Olio, a exposição reúne cerca de 30 obras — entre pinturas, gravuras e esculturas em cerâmica — que atravessam diferentes momentos da trajetória da artista, incluindo trabalhos inéditos.

A mostra propõe a memória como construção ativa, não como recordação passiva. Em sua investigação figurativa, Jacinta articula técnica e sensibilidade ao transformar rostos, cabeças e personagens em territórios simbólicos onde se inscrevem afetos, experiências e camadas de tempo.

Dividida em séries como Amar, Invisíveis, Todas as Pedras (Pedra Branca), Arte no Prato e Memórias de Infância, a exposição percorre temas que vão do afeto ao cotidiano, tendo a infância como território inaugural. A recorrência do rosto revela um interesse pela identidade como processo, em que forma e emoção se entrelaçam.

“Jacinta transpõe seu domínio técnico da anatomia para uma investigação poética da identidade, onde a forma se converte em linguagem sensível”, destaca a curadora.

A ação integra o programa Educação pela Arte, da Escola de Contas Instituto Plácido Castelo (IPC), em parceria com a Secretaria de Administração e a Presidência do TCE-CE.


Serviço

Exposição: Onde moram as lembranças – Jacinta Cavalcante
Local: Espaço Cultural do TCE-CE (Rua Sena Madureira, 1047 – Centro, Fortaleza)
Abertura: 15 de abril de 2026, às 10h
Visitação: até 15 de maio de 2026
Horário: segunda a sexta, das 9h às 17h
Acesso: gratuito (mediante apresentação de documento com foto)
Classificação: livre