iMãe

Bebês e TVs

389 4

Será que prejudica o bebê ficar assistindo TV? 


Eu tinha essa dúvida e talvez se tivesse lido esse textinho antes não tivesse errado tanto. Como o meu objetivo aqui não é ser ‘modelo de perfeição de mãe’ para ninguém e sim informar, eu confesso. A Laís assiste televisão, sem querer me culpar, já me culpando. Agora estou diminuindo e tentando correr atrás do prejuízo. Outras mães vão se identificar com minha confissão, eu ficava só com ela e em muitos momentos era a saída para fazer um sanduíche, sabe?

Fiquem atentas mamães!


Agora, a equipe do site BabyCenter responde:

Tudo depende do tempo, da frequência e do contexto em que você deixa sua filha diante da televisão.

“Se for junto da rotina da família, naquela hora que o pai chegou do trabalho e está vendo o jornal ou a mãe resolveu dar de mamar vendo a novela, não faz mal, desde que o som não seja alto demais”, afirma o pediatra Durval Anibal Daniel Filho, do Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

Segundo ele, “ninguém deve usar a TV como babá eletrônica, porque o bebê precisa de muitos outros estímulos de luz, cor e movimento” para desenvolver plenamente sua visão e audição, além dos da TV.

Aos 2 meses, a criança está começando a fixar o olhar, então vai encarar tudo o que puder para exercitar os olhos. No caso da televisão, a atração acaba sendo imensa devido ao brilho que o aparelho emite e aos sons que faz.

E não adianta justificar horas e mais horas de TV com aqueles vídeos especiais para bebês, porque já foi comprovado que eles não fazem ninguém ficar mais inteligente. De vez em quando, por exemplo quando você quiser tomar um banho e não houver mais ninguém em casa, não tem problema.

Mas o bom mesmo é esquecer a televisão sempre que possível e deixar seu bebê “brincando” à vontade ou simplesmente observando o mundo enquanto não consegue andar solta por aí.

“Não deixe o bebê mais que 30 minutos ao dia vendo televisão, porque ele precisa de outros estímulos para crescer, não só os visuais”, aconselha o pediatra Carlos José Silvestre, do Hospital e Maternidade São Luiz.

Fonte: Site BabyCenter Brasil

4 Comentários

  • Angi disse:

    É verdade, já deixei o Antonio enquanto tomo banho, ou tomo um café, não tem como mesmo,é só cuidar o tempo de exposição, e o volume da tv!Mas agora acordo com o marido, enquanto ele dorme, e tomamos café juntos, evitando televisão ao máximo!Adorei o texto!Beijos

  • Mariana Adegas disse:

    Eita caramba. Me identifiquei muito com esse post porque estou com um enorme problema. A minha pequena Iasmim só quer saber de colo, colo e mais colo. Não tenho tempo nem de escovar os dentes, imagina fazer as tarefas de casa né?!! E agora estou tentando fazer com que ela fique no bebê conforto e pra chamar atenção dela, ligo a tv e aumento o volume. Aiii meu Deus já comecei errado…hauahuah Obrigada pela dica Carol, beijoooo!

  • iMãe disse:

    Mariana eu me desesperei nessa fase também, mas olha, passa viu? Quando eles começam a enxergar tudo melhora, se distraem mais sem precisar de tanto colo. Pode escrever com 4 meses tuuuudo melhora. beijos

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *