Ontem, domingo (17), muitas mamães e papais com seus filhinhos se concentraram no aterro da Praia de Iracema e caminharam pelo calçadão da Beira Mar de Fortaleza em favor do parto domiciliar. O blog iMãe foi conferir o movimento que luta pelo direito de escolha das mães.

Marcha pelo Parto em Casa. (Fotos: Carol Bedê)

A mobilização Nacional começou por causa de uma matéria que tratou do parto domiciliar veiculada pelo Fantástico no dia 10/06/2012. (AQUI). As famílias foram para as ruas em todo o Brasil, como uma forma de repúdio à decisão dos Conselhos de Medicina que querem punir médicos a favor da mulher decidir o local do seu parto.

O movimento também reivindicou mais humanização nos partos e a melhoria das condições de assistência obstétrica e neonatal no Brasil. As mães que participaram da marcha, acreditam que a intervenção cirúrgica muitas vezes não é necessária e querem que ela ocorra só quando realmente for preciso.

Depois da reportagem do Fantástico, o Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj) enviou uma denúncia ao Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo contra o médico Jorge Francisco Kuhn, que participou da matéria defendendo o parto domiciliar.

O tema divide opiniões da sociedade.

E vocês o que acham disso tudo?

About the Author

Carol Bedê

Jornalista. Mãe da Laís e do Vinícius. Já quis ser muita coisa...depois de terminar a faculdade de letras, uma especialização e a faculdade de comunicação social (jornalismo), de uma coisa tive certeza: o que eu quero mesmo é escrever. Já escrevi sobre muitos assuntos. Tentei até fazer poesia, mas nunca achava que conseguia. Depois de ser mãe resolvi escrever sobre ser mãe, sobre bebês, sobre crianças e sobre esse mundo. E só agora acho que consigo fazer poesia.

View All Articles