Hoje é Dia Mundial da Voz! E nada mais apropriado do que passar um recadinho de uma fonoaudióloga para vocês.

dia_mundial_voz_min

 

Existem alguns hábitos e atitudes que ajudam a preservar a voz, prevenindo o aparecimento de alterações vocais e doenças no aparelho fonador. A esse conjunto de hábitos dá-se o nome de SAÚDE VOCAL:

DICAS DE SAÚDE VOCAL:

  • Beba muita água (7 a 8 copos por dia), pois a hidratação das pregas vocais permite que elas vibrem livremente.
  • Não fume, pois o cigarro provoca tosse, pigarro, irritação, aumento de secreção e infecções, que são fatores de agressão às pregas vocais.
  • Procure não ingerir bebidas alcoólicas, pois assim como o fumo, elas agridem as cordas vocais, sobretudo as destiladas, como por exemplo: pinga, conhaque, vodca etc.
  • Evite hábitos orais inadequados: gritar, pigarrear, tossir constantemente, rir ou falar alto, para não irritar as pregas vocais.
  • Não sussurre, porque ao contrário do que pode parecer, o esforço ao aparelho fonador para sussurrar é maior e mais desgastante do que para se falar normalmente.
  • Ambientes com ar condicionado devem ser evitados, pois esse aparelho causa ressecamento ao trato vocal.
  • Evite o uso de roupas apertadas que atrapalham a respiração, pois uma alteração na respiração leva a uma alteração vocal.
  • Prefira uma alimentação leve e rica em fibras a alimentos pesados.
  • Procure não competir com o ruídos externos, como locais muito barulhentos, salas fechadas com pessoas falando muito alto. Não grite para ser ouvido, pois além de fazer mal a sua voz, é cafona.

Lembre-se de que essas dicas são preventivas. Se você apresentar rouquidão, por mais de duas semanas, procure um fonoaudiólogo para uma avaliação e orientação. VOZ ROUCA É VOZ DOENTE.

Abraço,

Sofia Bedê, mãe da Leila. Fonoaudióloga e especialista em Voz.
Contato: sofiabede@gmail.com

 

About the Author

Carol Bedê

Jornalista. Mãe da Laís e do Vinícius. Já quis ser muita coisa...depois de terminar a faculdade de letras, uma especialização e a faculdade de comunicação social (jornalismo), de uma coisa tive certeza: o que eu quero mesmo é escrever. Já escrevi sobre muitos assuntos. Tentei até fazer poesia, mas nunca achava que conseguia. Depois de ser mãe resolvi escrever sobre ser mãe, sobre bebês, sobre crianças e sobre esse mundo. E só agora acho que consigo fazer poesia.

View All Articles